Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
09/05/2016
Fábrica da Robinson em debate no próximo sábado na Casa do Alentejo - Fórum Ecologista - “O ciclo da cortiça – do montado à nossa casa”
O Partido Ecologista Os Verdes vai realizar no próximo sábado, dia 14 de maio, pelas 15.00h, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um Fórum Ecologista sobre a temática “O Ciclo da cortiça – do montado à nossa casa”, cujo programa segue abaixo e em anexo.

Este Fórum fará uma abordagem económica e social, ambiental, histórica e patrimonial do ciclo da cortiça, produto por excelência nacional, em todo o seu ciclo, e que marca indubitavelmente o código genético do Alentejo.

Para além das intervenções que serão proferidas por especialistas de diversas áreas, economistas, industriais, investigadores e políticos, haverá espaço para o debate de todos os que queiram participar.

Este Fórum conta também com uma componente cultural, com poesia, uma mostra de produtos de cortiça, uma exposição fotográfica e terminará com cantares do Alentejo, com a participação do grupo O Semeador, de Portalegre.

A preocupação de Os Verdes em salvar o património industrial corticeiro da Robinson e valorizar as suas potencialidades como fator de desenvolvimento para o concelho e distrito de Portalegre, também estará presente, não só através da intervenção do primeiro signatário da petição “Salvem a Robinson”, o vereador da CDU na Câmara de Portalegre, Luís Pargana, como ainda através da exposição fotográfica que evidenciará este valor patrimonial excecional.

O empenho de Os Verdes na proteção e valorização do montado de sobro é outra das causas abordadas neste Fórum através de um conjunto de intervenções de investigadores e professores do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora.

A preocupação com as mudanças surgidas na indústria corticeira nas últimas décadas que levaram à destruição de um vasto tecido empresarial no sul do país, nomeadamente no Alentejo, será outra das preocupações debatidas neste Fórum.



Programa

FÓRUM ECOLOGISTA

 “O ciclo da cortiça - do montado à nossa casa”

14 DE MAIO – CASA DO ALENTEJO, LISBOA

15h – Abertura do Fórum: Cláudia Madeira – Comissão Executiva Nacional do PEV
 
1º Painel – Perspectivas económica e social
Moderador: Tiago Aldeias – Conselho Nacional do PEV
 
Temas e oradores:
“O sector corticeiro na economia portuguesa” - Afonso Luz (Economista, ex. director financeiro de numa unidade industrial do sector da cortiça, membro da Comissão Executiva Nacional do PEV.)
 
“A cortiça portuguesa em três séculos de industrialização” - Manuela Mendes (Licenciada em engenharia química no IST, ramo da biotecnologia, administradora da ROBCORK S.A - Portalegre, desempenhou funções de direcção e administração na corticeira Robinson de 1990/2009.)
 
2º Painel – Perspectivas ambiental e cultural
Moderadora: Manuela Cunha – Comissão Executiva Nacional PEV
 
Temas e oradores:
“O montado é um habitat sustentável?” - Carlos Pinto Gomes (Professor Auxiliar da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora. Director do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e subdirector da Escola de Ciências e Tecnologia. Investigador do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) e colaborador do Instituto de Ciências da Terra (ICT).
 
“Gestão sustentada do montado de sobro e sobreirais – Soluções de engenharia florestal para ecossistemas florestais complexos” - Nuno de Almeida Ribeiro ( Eng. Florestal - Professor Auxiliar da Univ. de Évora, investigador do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM)
 
16h30 às 16h45 – Pausa para Café
 
“O montado de sobro, uma história antes da rolha” - Ana Margarida P. Fonseca (Licenciada em Ciências do Ambiente, Mestre em Ecologia Humana com a tese “História do Montado no Alentejo do séc. XV ao séc. XVIII.)
 
“O património industrial como recurso de desenvolvimento local – o caso da corticeira Robinson” - Luís Pargana (Professor, 1º signatário da Petição “Salvem a Robinson – Património Industrial Corticeiro” e Vereador da CDU na Câmara Municipal de Portalegre.)
 
17h30 – Debate
 
18h30 – Intervenção de Encerramento: Manuela Cunha – Comissão Executiva Nacional do PEV
 
18h45 – Momento Cultural com Poesia e O Semeador (Grupo de Cantares de Portalegre)


Voltar