Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
11/06/2014
Falta de material clínico leva a adiamento de cirurgias no Hospital D. Estefânia – PEV quer esclarecimentos

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o adiamento de cirurgias, em urologia, no Hospital D. Estefânia, por falta de material clínico.

PERGUNTA:

Chegou ao Grupo Parlamentar “Os Verdes” a seguinte denúncia, dando conhecimento de uma queixa apresentada ao Ministério da Saúde:

“A minha filha X... utente do Hospital D. Estefânia tinha cirurgia marcada para dia 00.06.2014, fez a consulta de anestesia em 00.05.2014 e a devida preparação para a cirurgia com a Enfermeira da Consulta de Urologia em 00.05.2014. No dia 00.05.2014 pelo telefone, fui informada pela secretária da unidade de Urologia Y... que o Dr. Z... pedira para avisar da alteração para data incerta devido à falta duma ampola que iriam usar na cirurgia. Desde então tenho contactado diariamente o serviço que diz não ter mais informação para me dar, não havendo previsão da chegada da dita ampola, assegurando que assim que chegar podem agendar a cirurgia em 48h. A minha filha sofre de refluxo vesiculo-uretal bilateral grau IV à esq e V à direita, vive em permanente risco de vida, uma vez que já teve, na sua curta vida, 4 internamentos e três pielonefrites com sequelas de cicatriz renal, padecendo já de insuficiência renal. Esperámos pacificamente os seis meses na lista de espera, confiando na palavra do Dr. Z... de que a X... seria operada até ao final de Maio de 2014, pela solução cirúrgica que resolverá o seu problema do refluxo renal. A forma como o hospital procede, revela total desorganização dos serviços, que agendam cirurgias sem que haja o material necessário. Nós (pais) trabalhamos e alterámos as nossas vidas para poder estar ali na cirurgia, agora estamos à espera (por quanto tempo?) que o telefone toque para reagendarem a cirurgia? A X... já não está na lista de espera mas também não foi operada! Qual é a explicação? E a solução? Expresso a minha total repulsa pela forma como lidam com as pessoas, SIM SÃO PESSOAS, e sobretudo tratando-se de UMA CRIANÇA EM RISCO DE VIDA. Exijo uma resposta e solução imediata, levarei esta reclamação até às últimas consequências!”

Face à inaceitável falta de resposta cabal, por parte do Ministério da Saúde, aos pais de uma criança numa particular e grave condição de saúde, e principalmente, face à incerteza e não concretização da operação cirúrgica fundamental e que se encontra pendente, como a vida que dela depende, aparentemente, apenas por falta de uma “ampola”,

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde nos possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Que conhecimento tem o Ministério desta(s) situação(ões) relativas ao adiamento ou não concretização de operações cirúrgicas em urologia no Hospital D. Estefânia por falta de material clínico?
2 – Quantas crianças se encontram em lista de espera e quantas dela foram retiradas, por já ter chegado a data da operação a qual foi, aparentemente, adiada sine die, mas ainda não foram operadas?
3 – Para além da dita “ampola” que outras faltas de material clínico existem que estejam a impedir a realização de operações cirúrgicas no dito Hospital e serviço?
4 – O que é que justifica este tipo de situação?
5 – Que medidas foram já tomadas para resolver com urgência a mesma?
6 – Para quando a resolução deste problema?

Voltar