Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
01/08/2013
FITEI - “Os Verdes” querem continuação do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

“Os Verdes” entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução em que recomendam ao Governo que garanta que a DGArtes disponha de recursos financeiros que possibilitem salvaguardar e dignificar a cultura em Portugal, permitindo que projetos como o FITEI não fiquem desarmados de apoio público, de modo a assegurar a continuidade da sua atividade.

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – FITEI – nasceu na cidade do Porto, em 1978. Desde então, tem sido uma fonte de expansão do teatro, do seu alargamento a diversíssimos palcos, da promoção da sua interculturalidade, da democratização da cultura e da arte, sendo reconhecido ao FITEI um papel de dignificação do teatro, ao longo dos seus 35 anos de existência.

Para “Os Verdes”, o património e a distinção que o FITEI tem vindo a conseguir, junto do público, das companhias de teatro, dos criadores, na cidade do Porto, no país e no mundo não pode ser esmagado por uma política cultural restritiva e consideram, ainda, que é de uma irresponsabilidade tremenda deixar fragilizar, ou até morrer, um projeto como este.

Ocorre que este ano, ao contrário de todos os anos anteriores, a DGArtes não atribuiu qualquer apoio ao FITEI, o que põe em causa a subsistência deste Festival. Foi com o objetivo de contrariar esta opção que o PEV entregou no Parlamento a presente iniciativa legislativa que será discutida em plenário da Assembleia da República em data a anunciar.

Voltar