Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
01/03/2016
Gondomar - Baguim do Monte - Os Verdes questionam Governo sobre surto de doença em Jardim de Infância de Baixo
O Deputado de Os Verdes, José Luís Ferreira, entregou na Assembleia da República duas perguntas em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, sobre um caso de surto no Jardim de Infância do Baixo, Concelho de Gondomar, que deixou doentes a maioria das crianças e funcionários que frequentam aquele estabelecimento de ensino e cuja origem é, ainda, desconhecida.

Pergunta dirigida ao Ministério da Saúde:

O Partido Ecologista "Os Verdes" tomou conhecimento, através de pais e encarregados de educação, que desde o dia 23 de fevereiro, a maioria das crianças que frequenta o Jardim de Infância do Baixo (JIB), localizado na freguesia de Baguim do Monte, concelho de Gondomar, e das auxiliares de educação, ficaram doentes apresentando febre alta, diarreia e vómitos. Das trinta e quatro crianças que apresentaram estes sintomas, uma encontra-se internada há cinco dias no Centro Materno Infantil do Norte.

Face ao acentuar do problema na passada sexta-feira, dia 26, o JIB informou o Agrupamento de Escolas de Rio Tinto N.º 3 do sucedido e alertou a delegação de saúde sendo que, nesse mesmo dia, a delegada de saúde que se deslocou à escola adiantou que iria promover diligências para apurar as causas do surto.

Por forma a minimizar ou reduzir um eventual contágio das crianças foi feita uma desinfeção parcial do JIB, pelas assistentes operacionais e educadoras, através da lavagem de batas e roupa das camas das crianças e procedeu-se, ainda, à desinfeção dos brinquedos.

Contudo, embora este episódio tenha afetado a maioria das crianças e das funcionárias do JIB, sem que fosse conhecida a causa, viral ou bacteriana, quer o agrupamento de escolas, quer a delegada de saúde não encerraram temporariamente este jardim de infância o que motivou a indignação e contestação de muitos pais, pois consideram que deveria prevalecer o princípio da precaução, encerrando este jardim de infância, para que fosse minimizado a risco de contaminação.

Segundo os pais, ontem, dia 29 de fevereiro, apenas oito das quarenta e nove crianças foram para o JIB, onde compareceram, ainda, duas das três auxiliares que apresentaram a mesma sintomatologia e duas educadoras. Após alguma informação superficial do Centro Materno Infantil do Norte, face às análises à criança internada, está excluída a hipótese do surto ser de origem vírica, suspeitando-se que a causa destes sintomas esteja na bactéria campylobater. A campylobater é a principal causa de gastroenterite aguda bacteriana em pediatria na União Europeia, transmitindo-se maioritariamente pela ingestão de carne mal cozinhada (principalmente aves), alimentos contaminados e água não tratada, apresentando um período de incubação de dois a cinco dias.

Este surto, aparentemente localizado, mas que também tem afetado familiares de algumas crianças, tem preocupado os pais pois, apesar da insistência na procura de esclarecimentos, não existe uma resposta célere e clara por parte da delegação de saúde quanto a este surto.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
 
1 – O ministério tem conhecimento deste surto que ocorreu no Jardim de Infância do Baixinho?
2- O ministério confirma que a causa deste surto é bacteriana? Confirma-se também que a bateria em causa é a campylobater?
3- Qual o foco de contaminação? Foram feitas análises às refeições fornecidas e à água, após ter sido alertado o Agrupamento e a Delegação de Saúde?
4- Tendo o Agrupamento de Escolas de Rio Tinto N.º3 e a delegada de saúde tomado conhecimento, na passada sexta-feira, dia 26 de fevereiro, desta situação, por que razões o Jardim de Infância não foi encerrado por precaução e para ser efetuada uma desinfeção geral?
5- Por que motivos os pais não obtiverem ainda uma resposta célere e concreta, relativamente à situação que estava a ocorrer?
6- Que medidas o Ministério irá desenvolver para controlar o surto e repor a normalidade do funcionamento do Jardim de Infância do Baixinho?
Voltar