Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2011
 
 
Comunicados 2011
Partilhar

|

Imprimir página
01/09/2011
GOVERNO CRIA 20 MIL VAGAS NAS CRECHES DE FORMA ADMINISTRATIVA
O Partido Ecologista “Os Verdes” encara com sérias preocupações a medida anunciada pelo Governo, no âmbito do Plano de Emergência Social, de criar 20 mil novas vagas nas creches de uma forma administrativa, aumentando, por um lado, o limite máximo de crianças por sala e, por outro, diminuindo a área mínima por criança.
 
Esta medida, que “Os Verdes” entendem que mais do que fazer face a uma emergência social, visa no fundo criar condições para que possa haver a redução do financiamento do Estado à prestação destes serviços, o que poderá trazer efeitos muito negativos e graves para as crianças e para os funcionários.
 
Este projecto do Governo, apresentado como uma forma de dar resposta às famílias em lista de espera, fará com que as creches se tornem autênticos depósitos de crianças, pondo em causa as condições de aprendizagem, de desenvolvimento e de segurança.
Na opinião de “Os Verdes”, a solução para dar resposta às famílias passa pelo alargamento da oferta em número de salas e de creches, assegurando os níveis de segurança e de qualidade exigidos e não, por manobras administrativas de alteração dos rácios.
 
As creches e o trabalho desenvolvido pelos educadores são um importante contributo para o crescimento e desenvolvimento das crianças, sendo necessário, nestas faixas etárias, haver uma atenção e um cuidado individualizado.
Ora, com esta medida, e não estando de todo garantido o correspondente aumento do número de funcionários, haverá uma diminuição que pode chegar a 1/3 do tempo dedicado pelo pessoal responsável pela acção educativa a cada criança.
 
Acresce ainda que, em termos de área, existe na prática uma diminuição em 50% da área mínima para cada criança que passa a ser de 1 m2 (como se os dois metros anteriormente estabelecidos fossem um exagero para estas idades), não havendo qualquer critério pedagógico que sustente tal medida.
“Os Verdes” questionaram o Governo sobre esta medida e aguardam resposta urgente a esta matéria tão prejudicial ao desenvolvimento das crianças.
Gabinete de Imprensa de "Os Verdes"
Voltar