Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2006
 
 
Comunicados 2006
Partilhar

|

Imprimir página
05/08/2006
HIROXIMA E NAGASAKI
Assinala-se amanhã, 6 de Agosto, a passagem do 61º aniversário sobre o rebentamento da primeira bomba nuclear em Hiroxima e, 3 dias mais tarde, em Nagasaki, onde pereceram milhares de pessoas, e cujas consequências e devastação perduram até hoje. O mundo ficou horrorizado perante o macabro e hediondo espectáculo de morte e destruição em massa provocado pela nova arma atómica e pelo início dado à corrida pelo armamento atómico e aos longos anos de guerra fria e ameaça global que se sucederam.

É por este tipo de exemplos, e outros que entretanto ocorreram, que “Os Verdes” consideram o nuclear uma ameaça permanente à paz, ao equilíbrio ecológico, à segurança, à vida. O nuclear representa um perigo para a Humanidade.

Esta data deve lembrar-nos que, hoje mais do que nunca, face às tensões internacionais, são precisos esforços para promover a paz no mundo e empenho no desarmamento nuclear, aprofundando o cumprimento do tratado do desarmamento e não proliferação de armas nucleares.
É também com grande preocupação que “Os Verdes” relembram que o perigo decorrente da construção de uma central nuclear no nosso país, lobby que tem vindo a ganhar alguma visibilidade recentemente, não se reduz a riscos de laboração e ambientais – como aliás “Os Verdes” sempre defenderam - visto que a energia nuclear nunca poderá ser dissociada de um perigo militar no nosso país.
“Os Verdes” relembram ainda que, só por si, uma central nuclear é uma potencial bomba nuclear instalada no nosso território, porque se torna um alvo preferencial em caso de conflitos militares ou de ataques terroristas.

Voltar