Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
19/08/2016
Hoje – SOS Orla Costeira - Os Verdes de Leiria em ação de sensibilização sobre os problemas que afetam o litoral na região
O Coletivo Regional de Os Verdes de Leiria esteve hoje, sexta-feira, numa ação de contacto junto da população que frequenta as praias da região de Alcobaça, juntamente com o eleito local da CDU Alcobaça, com o intuito de alertar e sensibilizar para a problemática da erosão costeira no litoral português.

A primeira praia a ser visitada foi a Pedra do Ouro, onde após intervenção nos parques de estacionamento e acessos à praia, ocorreu nova derrocada no parque de estacionamento superior, evidenciado as fragilidades do local e pondo em causa algumas habitações. As vulnerabilidades locais, resultantes não só da pressão urbanística exercida sobre o litoral, são também evidenciadas pela falta de areal derivada das políticas praticadas, no que diz respeito à retenção de inertes pelas barragens dos grandes rios, assim como de políticas desadequadas de extração de inertes, designadamente nos rios e zonas estuarinas.

A falta de areal é de tal forma evidente na praia de Vale Furado, que conduz a comportamentos de risco, por parte dos banhistas, pois não tendo extensão de areia suficiente, aproximam-se demasiado das arribas, não mantendo a faixa de segurança devida para a altura das mesmas. A informação de que as arribas são instáveis e há possibilidades de derrocadas, existentes nas zonas de entrada das praias, deveria ser acompanhada de delimitação no local ou com mapas indicativos das zonas de perigo, o que não se verifica.

Face aos riscos existentes, Os Verdes considerem que uma abordagem integrada dos problemas do litoral continua por fazer-se, pelo que é necessário a implementação de medidas de adaptação e de proteção às populações.

O Partido Ecologista Os Verdes
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213919 642 - F: 213917424 – TM: 910 836 123 imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
arquivo.osverdes.pt
19 de agosto de 2016
Voltar