Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
12/02/2016
Hoje no Parlamento - PEV questionou António Costa sobre Barragens e Central Nuclear de Almaraz
Heloísa Apolónia, deputada do PEV, questionou hoje o Primeiro-ministro, no debate quinzenal na Assembleia da República, sobre duas problemáticas de grande relevância ambiental: a necessidade de reavaliação do Programa Nacional de Barragens e o perigo que constitui, para o nosso país, a Central Nuclear de Almaraz.

A Deputada ecologista interpelou diretamente António Costa sobre a predisposição do Governo para desistir da construção das barragens da Cascata do Tâmega, afirmando a necessidade de se evitarem erros como aquele que constituiu a construção da Barragem do Tua. Salientou a importância da necessidade de opção por um paradigma de poupança energética e de conservação da natureza no que toca à produção de eletricidade em Portugal e afirmou: “Portugal já tem barragens a mais, barragens suficientes para a sua produção energética”. Na sua resposta, o Primeiro-ministro anunciou que o Governo se predispõe a fazer uma avaliação ao Programa Nacional de Barragens e que espera ter resultados no final do primeiro trimestre deste ano, nomeadamente quanto à construção de futuras barragens e até, quanto à demolição de outras já desativadas.

A deputada de Os Verdes solicitou, ainda, esclarecimentos sobre o acompanhamento que o Governo tem vindo a fazer quanto à Central Nuclear de Almaraz, localizada em Espanha junto à fronteira com o nosso país, uma central que já ultrapassou há muito o seu tempo de vida útil e que constitui um enorme perigo nuclear para Portugal. Sobre esta matéria, António Costa adiantou que o Governo português tem insistido, junto das autoridades espanholas, quanto à necessidade de monitorização desta central nuclear e têm sido dadas garantias relativas ao seu funcionamento.

Os Verdes continuarão empenhados em travar os desastres ambientais decorrentes de um programa nacional de barragens profundamente desadequado e também na luta pelo encerramento da central nuclear de Almaraz.
Voltar