|
29/06/2004 |
Imagem da Mulher nos manuais escolares |
|
PELA IGUALDADE “OS VERDES” QUEREM MANUAIS ESCOLARES QUE NÃO REPRODUZAM ESTEREÓTIPO DE IMAGEM DA MULHER COMO “FADA DO LAR”
A Assembleia da República discute, dia 2 de Julho, o Projecto de Lei de “Os Verdes” sobre a alteração da imagem feminina nos manuais escolares.
“Os Verdes” defendem que a igualdade entre mulheres e homens é um princípio fundamental da democracia, um direito constitucionalmente consagrado, cuja corporização está longe de ser reflectida no dia-a-dia.
“Os Verdes” consideram que, com efeito, são muitas as áreas discursivas em que se continuam a identificar representações de género estereotipadas, por exemplo, como nos media em geral e a publicidade em particular. Igualmente no domínio da escola e dos conteúdos discursivos e imagens veiculadas para jovens e crianças muito está, na opinião dos “Verdes”, por fazer.
Assim, a escola não só continua a não ser promotora dos direitos de igualdade, como continua a veicular e a produzir conteúdos simbólicos que têm implícitos diferenciações e descriminações em função do género, que de forma grave são transmitidas as crianças e jovens.
Com este debate e votação, “Os Verdes” consideram poder ser dada a última oportunidade à maioria de provar que no seu Grupo Parlamentar, a igualdade e a não discriminação ainda são valores contra práticas e discursos sexistas que emergem e que tinham há uma semana criticado.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 1 de Julho de 2004