Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
05/08/2005
Incêndios
CATÁSTROFE DOS INCÊNDIOS: SÃO NECESSÁRIAS MEDIDAS DE EMERGÊNCIA

A vaga de incêndios que tem devorado a floresta portuguesa vem comprovar, uma vez mais, a enorme vulnerabilidade das nossas florestas e colocar em evidência as múltiplas causas que estão na sua origem, há muito identificadas.

O cenário dramático dos fogos repete-se de ano para ano, provocando como consequência catástrofes humanas, ambientais, económicas e sociais. É a delapidação completa do nosso património, com a destruição de vastas áreas florestais, atingindo parques naturais e áreas protegidas, estas completamente desprotegidas face à penúria em que se encontra o ICN.

“Os Verdes” voltam a afirmar que é urgente dar uma resposta imediata a esta situação que está a deixar as populações em estado de choque e que tem lançado milhares de pessoas na miséria despojando-as de todos os seus meios de subsistência e haveres.

É essencial que o Governo apresente quanto antes planos de desenvolvimento das zonas atingidas pelo estado de calamidade provocado pelos incêndios florestais e de apoio às populações directamente afectadas.

É urgente que o Governo apresente planos de reflorestamento, tendo em conta o programa específico de intervenção nas áreas protegidas e parques naturais ardidos.

É indispensável que se promova um debate profundo sobre a floresta portuguesa que incida designadamente sobre as questões da responsabilidade da limpeza das matas, do ordenamento florestal, do associativismo e cadastros de propriedade, da gestão pública das matas e dos baldios, da prevenção das áreas protegidas e parques naturais, da reflorestação das espécies autóctones e da floresta mista, da tutela no combate aos incêndios e da sua articulação com os serviços de metereologia, tendo em conta os fenómenos das alterações climáticas.

“Os Verdes” pretendem ainda saber que seguimento foi dado à Resolução da Assembleia da República nº.19/2004 (com origem num Projecto de Resolução de “Os Verdes”), que previa a implementação de um conjunto de medidas prioritárias para a defesa de uma floresta sustentável.

 

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 5 de Agosto de 2005

Voltar