Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
07/12/2004
Ingerência do Governo no SIS
"OS VERDES" ACUSAM GOVERNO DE INGERÊNCIA NO SIS

O Partido Ecologista "Os Verdes" considera grave e um acto arbitrário , em especial nas actuais circunstâncias, o afastamento do Director-geral adjunto do SIS, consumado pelo Primeiro Ministro Santana Lopes, e a sua substituição pelo Coronel Saramago Pinto.

"Os Verdes"

entendem que esta decisão, ao colocar um homem próximo de Paulo Portas no SIS, indica tentativa de ingerência política da direita num serviço extraordinariamente sensível que mexe com direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. É um comportamento que não pode ser tolerado num Estado de direito democrático.

Mais, consideram "Os Verdes" que esta decisão é reveladora da total instabilidade e falta de seriedade do Primeiro Ministro e consideram que, mesmo nestas circunstâncias a Assembleia da República não pode demitir-se de cumprir as suas funções fiscalizadoras.

Por último, "Os Verdes" consideram que este pode ser o sintoma do comportamento da maioria de direita e alertam o Sr. Presidente da República para a necessidade de se manter actuante.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa,7 de Dezembro de 2004

Voltar