Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
16/12/2014
Iniciativa legislativa de “Os Verdes” - Pela classificação do Mosteiro de São Martinho de Tibães como Monumento Nacional

“Os Verdes” entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que reconheça e classifique como Monumento Nacional o Mosteiro de São Martinho de Tibães, localizado na freguesia de Mire de Tibães, concelho de Braga.

O Mosteiro de São Martinho de Tibães faz parte do património histórico, artístico, cultural e arquitetónico nacional, sendo dos edificados mais emblemáticos da região minhota. Fundado em finais do século X, inícios do século XI, viria a transformar-se, mais tarde, na Casa Mãe de todos os mosteiros beneditinos e centro difusor de culturas. A relevância do Mosteiro de Tibães mede-se, também, pelo papel que desempenhou como "estaleiro-escola", influenciando a produção de arquitetos, mestres pedreiros, carpinteiros, entalhadores, douradores e escultores, entre outros.

Apesar do seu inestimável valor patrimonial, o Mosteiro está apenas classificado como Imóvel de Interesse Público, sendo que apenas uma parte do edificado se encontra classificado como Monumento Nacional.

Pela sua relevância, que transcende a esfera regional, o PEV considera que a classificação do Mosteiro de São Martinho de Tibães enquanto Imóvel de Interesse Nacional, ou seja, de Monumento Nacional, permitirá garantir a salvaguarda deste complexo nas suas diversas vertentes patrimoniais e, por isso, “Os Verdes” entregaram no Parlamento a presente iniciativa legislativa, que será discutida na Assembleia da República na próxima quarta-feira, dia 17 de Dezembro, a partir das 15.00h.

Voltar