Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
23/05/2016
Iniciativas de “Os Verdes” pelo Alto Alentejo
Na passada sexta-feira, dia 20 de maio, enquanto na Assembleia da República o deputado ecologista, José Luís Ferreira, realçava o potencial turístico do património corticeiro (a Fábrica da Robinson - Portalegre) e do património arqueológico do Alentejo, uma delegação da Direção Nacional que incluiu entre outros os dirigentes nacionais Manuela Cunha, Francisco Madeira Lopes e João Gordo e um conjunto de ativistas de Os Verdes do distrito de Portalegre, iniciavam um périplo ecologista pelo Alto Alentejo que passou por Ponte Sor, Portalegre, Avis, Marvão e Castelo de Vide:

- Em Ponte Sor, os participantes nas "Conversas Ecologistas", debateram "a árvore no espaço urbano"; as suas funções ecológicas e paisagísticas, a importância para a qualidade de vida das populações e os cuidados a ter com as mesmas na manutenção.
Este debate ocorreu na sequência do abate, pela autarquia, de cerca de 33 plátanos no Largo da Igreja, sem que o assunto tivesse sido devidamente justificado e debatido em reunião do executivo.

Abate que a dirigente de Os Verdes, Manuela Cunha, voltou a classificar de criminoso pelas consequências ambientais que tem e terá e ainda, como um atentado ao património e à memória coletiva de Ponte de Sor. A dirigente ecologista caracterizou ainda o procedimento da Câmara como antidemocrático e pouco transparente. Neste debate intervieram ainda os dois vereadores da CDU na Câmara Municipal de Ponte de Sor que reforçaram a posição defendida pela dirigente de Os Verdes.

- Em Portalegre, Os Verdes reuniram com o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários ao qual manifestaram a sua solidariedade perante as dificuldades financeiras que a Associação atravessa e comprometeram-se a fazer chegar à tutela um conjunto de preocupações por forma a contribuir para a resolução de alguns dos problemas apresentados.

- Em Avis, Os Verdes deram início ao seu percurso pelas "Vias do património arqueológico do Alentejo", reunindo com a Câmara e ouvindo a arqueóloga municipal que apresentou e expôs o trabalho realizado pela autarquia de Avis para preservar e valorizar o património existente, nomeadamente a adoção de um Plano de Gestão e Valorização do Património Arqueológico e um trabalho continuado de pesquisa e estudo arqueológicos.

- Em Marvão, Os Verdes participaram na inauguração da Exposição da pintora Bárbara Walraven.

- Em Castelo de Vide, Os Verdes, como forma de comemorar os 40 anos da Constituição da República Portuguesa promoveram um debate sobre o tema, "A" de Ambiente na Constituição da República. Neste debate o jurista, dirigente e ex-deputado de Os Verdes, Francisco Madeira Lopes, sublinhou quanto a Constituição de 76 foi vanguardista na perspetiva ambiental, não havendo na época na Europa, nem no mundo quase nenhuma outra que abordasse esta temática e as poucas que o fazendo não o faziam de forma tão completa e profunda como a portuguesa. O jurista fez ainda uma resenha dos artigos que na época e atualmente, após 7 alterações, determinam os direitos e deveres dos cidadãos nesta matéria.

Por seu lado, a dirigente Manuela Cunha fez uma abordagem do momento e dos acontecimentos políticos e ambientais, tanto a nível nacional e internacional que permitiram a germinação da consciência ecologista que esteve subjacente à integração, em 1976, destas preocupações e destes conceitos na Lei Mãe da República. Destacou entre esses acontecimentos o movimento anti-nuclearista europeu e a conferência de Estocolmo sobre meio ambiente humano, decorrida em 1972. A dirigente ecologista fez ainda uma descrição da emergência do estado do ambiente em Portugal, na qual destacou a ausência de saneamento básico e de acesso à água potável por uma vasta área da população e ainda a pressão urbanística selvagem que se fazia sentir nalgumas zonas do país, nomeadamente nas zonas urbanas de Lisboa e Porto e no Algarve.
Voltar