Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2002
 
 
Comunicados 2002
Partilhar

|

Imprimir página
02/09/2002
Jovens Verdes reuniram em Penacova
A Ecolojovem - «Os Verdes», juventude do Partido Ecologista "Os Verdes", esteve reunida em Penacova nos dias 30, 31 de Agosto e 1 de Setembro, onde dinamizou acções de sensibilização da população para questões de índole ambiental, tais como a promoção das vias cicláveis, a gestão sustentável dos RSU e a qualidade dos recursos hídricos.

Durante esta estadia, a Ecolojovem - «Os Verdes» promoveu medidas lúdico-pedagógicas com a colaboração de um artista plástico do Concelho, Zé da Fonte, das quais resultou uma representação artística a partir de lixo recolhido ao longo das margens do rio Mondego. Percorreu ainda, de bicicleta, diversos locais do Concelho. Estas acções de educação ambiental tiveram como objectivo alertar a população local para a problemática dos resíduos, da poluição dos recursos hídricos, e a promoção do uso da bicicleta.

A Ecolojovem - «Os Verdes» contesta a actual situação de despeito pelas zonas de protecção ambiental em prol de medidas que visam apenas o lucro rápido. Considera assim que só com um desenvolvimento sustentável e respeitador dos recursos naturais existentes se poderá caminhar para um futuro melhor.

A Ecolojovem - «Os Verdes» aproveitou ainda para se pronunciar sobre os seguintes temas:

Quanto à abolição do crédito bonificado decretado pelo governo, reiteramos uma vez mais a nossa indignação para com a actual política. Assim, o direito à habitação previsto na constituição portuguesa, fica cada vez mais distante dos jovens portugueses. Não adianta o aumento da bonificação nem o alargamento dos prazos para o incentivo ao arrendamento jovem tendo em conta que essas medidas isoladas serão sempre finitas.

A Ecolojovem - «Os Verdes» reitera a necessidade urgente de fazer uma reforma no ensino secundário com e para os estudantes. Esta reforma tem de envolver a participação activa dos estudantes, dos professores e dos encarregados de educação. Em suma, uma reforma que cultive o gosto de aprender e o gosto de ensinar.

Manifestamos a nossa preocupação relativamente ao corte orçamental no ensino superior público, já que esta medida terá graves repercussões na qualidade do mesmo.

A qualidade do ensino passa pela redução do número de alunos por turma com o consequente aumento do número de professores colocados.

O associativismo juvenil em Portugal também foi afectado pelos cortes orçamentais, tendo havido necessidade de uma restruturação que levou ao empobrecimento das suas actividades.

Todas as reformas apresentadas no programa deste governo resumem-se a cortes orçamentais, que reflectem cada vez menos direitos e garantias para o futuro dos jovens portugueses.

Lisboa, 2 de Setembro de 2002


 

Voltar