Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
18/02/2015
«Os Verdes» exigem saber quanto vai custar substituição do pavimento do Jardim do Príncipe Real
O Jardim França Borges, no Príncipe Real, foi alvo de um projecto de requalificação muito contestado devido à intervenção que foi efectuada pois deixou várias árvores em precário estado de saúde e muitas outras foram abatidas.

Outro problema detectado nesta requalificação foi o material utilizado para revestir o piso do jardim, feito à base de vidro moído, e que levanta imenso pó, representando um perigo para a saúde pública, tendo «Os Verdes» feito várias visitas ao jardim onde puderam constatar esse problema e tendo mesmo chegado a fazer um requerimento à CML sobre o assunto.

Agora, o Vereador responsável já veio admitir que a intervenção realizada no piso do jardim correu mal, referindo que esperava resolver o problema até Outubro de 2014 mas, até ao momento, a situação mantém-se inalterada.

Desta forma, o Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes» pretende saber para quando prevê a autarquia proceder à substituição do piso do Jardim do Príncipe Real, qual o tempo previsto de duração desta operação, qual será o custo da remoção do actual pavimento e da sua substituição por outro e ainda que tipo de pavimento será agora utilizado no Jardim.

REQUERIMENTO

O Jardim França Borges, no Príncipe Real, é um jardim histórico do Século XVI que foi alvo de uma requalificação por parte da Câmara Municipal de Lisboa, iniciada em finais de 2009.

O processo de requalificação deste jardim foi muito contestado pois veio substituir canteiros de flores por relvados que não conseguiram nascer, arrancou as sebes e o maciço de buxo antigo e levou ao abate de várias árvores, muitas delas de grande porte, deixando as restantes em precário estado de saúde.

Também o material utilizado para revestir o piso do jardim, feito à base de vidro moído – Aripaq -, foi muito contestado, tendo merecido várias visitas e um requerimento por parte do Grupo Municipal de “Os Verdes”, uma vez que, dois dias após a sua aplicação, levantou imenso pó, representando mesmo um perigo para a saúde pública e também para as árvores do jardim.

“Os Verdes” constataram ainda, em visitas posteriores, que diariamente, trabalhadores da autarquia tinham de regar o referido pavimento, para fazer assentar o pó. Posteriormente, a autarquia tentou resolver o problema regando o piso com uma solução química agregadora da camada superficial mas sem grande êxito pois, ainda hoje, os problemas subsistem.

Considerando que o Vereador responsável pela requalificação do Jardim do Príncipe Real já admitiu que a intervenção realizada no piso do jardim correu mal, referindo que esperava resolver o problema até Outubro de 2014 mas, até ao momento, a situação do pavimento do Jardim do Príncipe Real mantém-se inalterada.

Assim, ao abrigo da alínea g) do art. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1. Quando prevê a Câmara Municipal de Lisboa proceder à substituição do piso do Jardim do Príncipe Real?

2. Qual o tempo previsto de duração desta operação?

3. Qual será o custo da remoção do actual pavimento e da sua substituição por outro?

4. Que tipo de pavimento será agora utilizado no Jardim do Príncipe Real?

Solicita-se aos órgãos de comunicação social que procedam à divulgação deste comunicado.
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.
Lisboa, 18 de Fevereiro de 2015
Voltar