Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
03/10/2014
«Os Verdes» repudiam morte de preso político saharaui e crimes cometidos por Marrocos e enviam carta aberta à Embaixada

 
O Partido Ecologista teve conhecimento, através da Frente Polisário em Portugal, que no dia 28 de Setembro morreu um preso político saharaui - Hasana Elwali - nas mãos das autoridades marroquinas, após um longo período de maus tratos e sofrimento.

Hasana Elwali perdeu a vida por responsabilidade do Reino de Marrocos que o deteve, torturou e impediu que fosse tratado, depois de várias semanas em estado grave. Esta morte cruel é mais um exemplo das atrocidades perpetradas pelo Reino de Marrocos que ocupou violentamente o território do Sahara Ocidental, na década de 70, violando sistematicamente os direitos humanos do povo saharaui, que tem vivido condenado à pobreza, sob violência e sem acesso aos recursos do seu território e que tem lutado pelo direito à autodeterminação.

Este preso político saharaui, juntamente com muitos outros, foi detido no início de 2012 por participar numa manifestação pacífica pela autodeterminação do Sahara Ocidental na cidade de Dahkla.

«Os Verdes» recordam que, desde o início do ano, já houve mais de 50 greves de fome levadas a cabo por presos políticos saharauis, reivindicando o respeito por direitos fundamentais e também o acesso a cuidados médicos, uma vez que são vítimas de maus tratos e torturas.

Perante esta barbaridade e violação dos direitos humanos, o Partido Ecologista «Os Verdes» repudia a atuação do Reino de Marrocos, exige o cumprimento dos direitos do povo saharaui, a libertação dos presos políticos e solidariza-se com o povo saharaui e com a sua longa luta pelo direito à autodeterminação. O PEV considera ainda que o Estado português não pode ignorar a ocupação violenta e a violação dos direitos humanos do povo saharaui, devendo a sua posição assentar na defesa de uma solução justa que permita a sua autodeterminação.

«Os Verdes» decidem ainda enviar uma carta aberta à Embaixada de Marrocos em Portugal, com cópia para o Senhor Primeiro Ministro de Portugal.

Voltar