Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2003
 
 
Comunicados 2003
Partilhar

|

Imprimir página
23/02/2003
Liberdade para Ingrid Betancourt
“Os Verdes” solidários com Ingrid Betancourt

Na sequência das conclusões do Encontro Internacional dos Partidos Verdes, realizado no passado dia 26 de Janeiro, em Porto Alegre, por ocasião do III Fórum Social Mundial, o Partido Ecologista “Os Verdes” vai dirigir um apelo ao Presidente da República da Colômbia, Sr. Alvaro Uribe Velez, com vista à canalização de esforços junto do Governo da Colômbia, para que sejam tomadas as medidas conducentes à libertação de Ingrid Betancourt e da sua directora de campanha, Clara Rojas.

“Os Verdes” recordam que Ingrid Betancourt foi interceptada e sequestrada por elementos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, juntamente com a sua directora de campanha, Clara Rojas, no dia 23 de Fevereiro de 2002, quando se deslocava a San Vicente del Caguán em campanha para a Presidência da Colômbia, pelo Partido Verde Oxigénio/Colômbia Nova.

Um ano depois, Ingrid continua sequestrada pelas FARC, sem que o Governo Colombiano tenha desenvolvido os esforços suficientes para a sua libertação.

Pelos contactos que o Partido Ecologista "Os Verdes" tem estabelecido com o movimento verde a nível internacional, nomeadamente com a Federação dos Partidos Verdes das Américas, acreditamos que Ingrid e Clara continuam vivas e que a sua libertação dependerá muito dos esforços do Governo Colombiano.

Este apelo, de carácter humanitário, está a ser feito, nesta data, por muitos Partidos Verdes de todo o mundo, e representará seguramente uma valiosa oportunidade para avançar no processo de paz para a Colômbia.

Por fim, a todo o Povo Colombiano, o Partido Ecologista "Os Verdes" deseja que sejam criadas as condições que permitam a pacífica resolução dos conflitos que este país atravessa, de forma a que se possa viver em paz e harmonia.

O Gabinete de Imprensa do PEV

Lisboa, 23 de Fevereiro de 2003


 

Voltar