Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
29/02/2004
Linhas da Campanha Comum dos Verdes Europeus
APRESENTAÇÃO DAS GRANDES LINHAS DA CAMPANHA COMUM DOS VERDES EUROPEUS

O Partido Ecologista "Os Verdes" apresentou, num encontro com jornalistas, as grandes linhas da campanha comum dos Verdes Europeus, definidas no Congresso dos Verdes Europeus, reunido no passado fim-de-semana em Roma.

A campanha comum dos Verdes europeus, para as próximas eleições ao Parlamento Europeu, vai sustentar-se nos seguintes objectivos, apresentados, aqui, de forma sintética:

PROTEGER O AMBIENTE

Defendemos a aplicação do princípio dos 3 "S" da alimentação: SAUDÁVEL, SEGURA e SABOROSA, trabalhando, nesse sentido, para uma reforma radical da PAC, por forma a orientar a produção agrícola para a agricultura biológica, para a promoção dos produtos regionais e para o desenvolvimento rural. Trabalharemos também pela aplicação de uma alteração da política energética, tomando como objectivo o fim da ameaça do nuclear e o cumprimento do protocolo de Quioto, propondo que a União Europeia adopte um Pacto de Estabilidade Climática.

GARANTIR UMA DIMENSÃO SOCIAL ECOLOGISTA

Consideramos que o princípio da solidariedade entre povos deve estar na base da distribuição das ajudas estruturais da União Europeia. E defendemos que as políticas comuns definidas no âmbito da União Europeia devem incluir sempre parâmetros e análises das consequências sociais e ambientais. Para além disso, consideramos que é fundamental garantir serviços públicos básicos para todos os cidadãos, por forma a que todos tenham inegavelmente acesso a questões básicas como: cuidados de saúde, acesso à água, a serviços de gás e electricidade, pensões justas, direito a uma boa educação, segurança no emprego, redução do tempo de trabalho, saúde e segurança no trabalho, salários dignos, um sistema sólido de segurança social.

DESENVOLVER A DEMOCRACIA

Defendemos o aumento do poder dos cidadãos, através da sua maior consciencialização, informação para uma maior intervenção – uma cidadania activa. Consideramos que a luta pelos direitos das mulheres e pelos direitos das minorias é uma prioridade de intervenção. Para nós Verdes, mais democracia na Europa significa necessariamente mais solidariedade entre povos, mais transparência nos processos de decisão, mais responsabilização e controlo dos Parlamentos e mais democracia participativa.

PROMOVER A PAZ

Entendemos que a Europa deve promover a prevenção de conflitos e rejeitar ataques preventivos em nome da paz. Trabalharemos em prol do desarmamento, opomo-nos às armas de destruição em massa e queremos prevenir a produção, a venda e a proliferação das mesmas. Defendemos o combate ao tráfico de todo o tipo de armas, bem como a produção e uso de minas anti-pessoais. Faremos tudo para que a Europa actue sempre pela paz.

PROMOVER UMA ECONOMIA QUE GARANTA JUSTIÇA E DIVERSIDADE

Defendemos uma economia sustentável, o que implica necessariamente um controlo democrático da economia. Os critérios ecológicos e sociais têm que ser tidos em conta em matéria comercial. A Europa tem que ter um papel forte e activo na ajuda norte-sul e na cooperação para o desenvolvimento. A taxa Tobin deve ser introduzida. Uma economia sustentável só será possível com a dinamização e consideração pelas economias nacionais e locais.

O Gabinete de imprensa do PEV

29 de Fevereiro de 2004


 

Voltar