Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
08/11/2005
MAIS VOZES CONTRA OS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS - “OS VERDES” SAÚDAM POSIÇÃO DA CNADS
"Os Verdes” consideram muito positiva e saúdam a posição tomada pelo Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), divulgada hoje, em que se defende que Portugal deve adoptar uma moratória ao cultivo de plantas geneticamente modificadas.

Já em Maio deste ano “Os Verdes” apresentaram na Assembleia da República um projecto-lei (Projecto-Lei 43/X) que previa precisamente a instituição de uma moratória no sentido de suspender as culturas transgénicas com fins comerciais em Portugal. Infelizmente, esta iniciativa foi rejeitada com os votos contra do PS e do PSD.

Para “Os Verdes”, não estavam nem estão asseguradas condições de segurança relativamente à contaminação de culturas. Não há regras de coexistência definidas nem estudos que suportem a definição destas regras, o que pode levar à existência de culturas transgénicas completamente desregradas, no que concerne aos mecanismos de prevenção e contaminação.

A posição agora assumida pela CNADS vem dar razão e reforçar as reivindicações que desde sempre foram assumidas pelo Partido Ecologista “Os Verdes” nesta matéria. As razões somadas dão mais força a esta preocupação, o que deveria levar o Governo a rever a sua posição no sentido de, entre outras questões, regulamentar o quanto antes as regras de coexistência entre culturas.

É necessário caminhar com segurança e não cair em erros que poderão sair caros do ponto de vista ambiental, social e económico no futuro. É necessário colocar a defesa das pessoas e do ambiente à frente dos interesses económicos das multinacionais.


 

Voltar