Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
09/04/2021
Manteigas - Os Verdes Querem Urgente Intervenção no Talude da EN 232
A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, sobre um deslizamento de terras na Estrada Nacional 232 (EN 232), ao Km. 67+700m, junto ao Cemitério de Sameiro, concelho de Manteigas.


Pergunta:

Na Estrada Nacional 232 (EN 232) ocorreu um deslizamento de terras no Km. 67+700m junto ao Cemitério de Sameiro, concelho de Manteigas. Perante esta ocorrência, a junta de freguesia comunicou o incidente à Infraestruturas de Portugal no sentido de proceder à sua reparação.

A derrocada, para além de condicionar a própria circulação, numa estrada que faz interface com os veículos que circulam no sentido Manteigas / Guarda/ Belmonte, coloca em causa a segurança de quem transita nesta via, incluindo as pessoas que circulam a pé. A derrocada, que se registou junto à entrada de uma residência, acarreta igualmente riscos para os moradores (quatro pessoas), dois dos quais crianças.

A autarquia local considera que o principal fator do deslizamento está relacionado com o escoamento das águas, que percorrem as valetas na direção Norte/Sul.

Apesar desta ocorrência na EN 232 e das comunicações dirigidas às Infraestrutura de Portugal, as quais, segundo a junta de freguesia, ainda não obtiveram qualquer resposta, a verdade é que não se vislumbra que esteja prevista qualquer intervenção de reparação do talude de forma a repor a segurança desta estrada.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério das Infraestruturas e da Habitação possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério das Infraestruturas e da Habitação tem conhecimento do deslizamento numa vertente na EN232 junto ao cemitério de Sameiro (Manteigas)?

2- As Infraestruturas de Portugal já se encontram a tomar as diligências necessárias para proceder à intervenção no talude da EN 232?

3- Para quando se prevê a respetiva reparação e a reposição da segurança de quem circula pela EN 232 e para os residentes locais?



O Grupo Parlamentar Os Verdes



O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
T: 213 919 642 - TM:  910 836 123 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt        arquivo.osverdes.pt


09 de abril de 2021


Voltar