Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
29/04/2014
Manuela Cunha, candidata do PEV nas listas da CDU, continua visita à Madeira e divulga carta aberta dirigida à Junta de Freguesia de Curral das Freiras
A candidata de “Os Verdes”, nas listas da CDU, Manuela Cunha (1ª candidata do PEV, em 4º lugar nas listas da CDU), está hoje e amanhã, dias 29 e 30 de Abril, na Madeira, para a realização de um conjunto de iniciativas de contacto com a população, reuniões e visitas sobre temas relacionadas com a água, resíduos e litoral. Depois de hoje, 29 de Abril, se realizar uma visita à ETAR do Funchal e outra ao Curral das Freiras, as iniciativas de amanhã, 30 de Abril, seguirão de acordo com o programa abaixo.

Para além da divulgação do programa da candidata ecologista, o PEV aproveita ainda para tornar pública uma carta aberta dirigida à Junta de Freguesia de Curral das Freiras, na qual reage à resposta dada por esta entidade no seguimento do pedido de reunião feito pelos Verdes, uma reunião que visava abordar questões relativas à água pública, bem como outros problemas da freguesia considerados pertinentes.

Programa da visita

Quarta-feira – 30/04 – litoral
10.00h – Visita à Marina do Lugar de Baixo e à Calheta
15.00h – Iniciativa de rua no Funchal com entrega de documentos sobre a orla marítima

Carta Aberta
Ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Curral das Freiras
 
Decidiram “Os Verdes” após resposta à nossa solicitação de uma reunião, de reagir à mesma em carta aberta, por considerarem que o teor da resposta do Sr. Presidente é de interesse público e sobretudo do interesse da população da Freguesia de Curral das Freiras.
 
No quadro de uma visita à Madeira nos dias 29 e 30 de Abril da dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”, Manuela Cunha, foi solicitada uma audiência a V. Exa. e restantes membros do Executivo dessa Junta de Freguesia, no dia 21 de Abril, para abordar questões relativas à água pública, bem como outros problemas da freguesia que considerassem pertinentes. Os termos da resposta que transcrevemos e que nos chegaram ontem, dia 28 de Abril, motivam a seguinte reacção.
 
A saber:
 
1.       “Não pode haver registo fotográfico nem gravação.”
“Os Verdes” estranham que os representantes de uma Junta de Freguesia eleitos pelo povo necessitem ainda de reunir “clandestinamente” 40 anos após o 25 de Abril, até porque devem prestar contas aos seus eleitores sobre a sua actividade. Até o Presidente da República Portuguesa faz registo de imagem das reuniões que tem com os diversos partidos políticos portugueses. Quanto à gravação não é prática de “Os Verdes”, nem acreditamos que qualquer partido democrático registe conversa sem autorização.
2.       “As conclusões relativamente a audiência sejam feitas no exterior do edifício da Junta de Freguesia.”
Por princípio de civismo e prática democrática “Os Verdes” não têm por hábito utilizar espaços públicos sem a devida autorização.
3.       “A Candidata pode-se fazer acompanhar apenas por um elemento.”
Só podemos entender que há neste condicionamento algum equívoco. Como é prática na vida democrática, a delegação de “Os Verdes” é da total responsabilidade do próprio Partido e a representação da Junta de Freguesia é da responsabilidade da mesma.
“Os Verdes” consideram estas restrições impostas pela Junta de Freguesia de Curral das Freiras escandalosas e lesivas das boas práticas democráticas e lamentam que as preocupações do Senhor Presidente da Junta se limitem a impor um conjunto de restrições à realização da reunião em vez de estarem centradas nas questões locais e de interesse da população.
Neste sentido, “Os Verdes” consideram que a reunião não tem razão de se realizar.
Atenciosamente.
 
O Partido Ecologista “Os Verdes”

Voltar