Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
22/11/2020
Mira Sintra - Os Verdes Questionam o Governo Sobre Encerramento de Agência da CGD

A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério das Finançassobre o encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Mira Sintra, previsto para breve. 

 

Pergunta:

 

O Partido Ecologista Os Verdes recebeu uma denúncia sobre o encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Mira Sintra para breve.

 

Em 2010 a CGD tinha 830 agências em funcionamento e esse número foi reduzido para 510, em 2020, existindo a previsão de que encerrem mais agências até ao final deste ano. Esta redução representa uma diminuição da presença da CDG em todo o território nacional, com prejuízo para as populações.

 

Veja-se o caso específico de Mira Sintra onde a única entidade bancária representada é a CGD. Com uma população bastante envelhecida, com claras dificuldades de deslocação até à agência da CGD local, com este encerramento irá agravar o acesso a este serviço obrigando-os a deslocarem-se vários km e ficando dependentes de um transporte, individual ou coletivo, que os leve até ao Cacém.

 

O mesmo se aplica ao serviço de Caixas Automáticos do MULTIBANCO, visto que, não existe mais nenhuma ATM em toda aquela área, o encerramento desta agência vai obrigar os habitantes, sempre que precisem de aceder ao Multibanco, a deslocarem-se para fora de Mira Sintra.

 

Solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Exª Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério das Finanças possa prestar os seguintes esclarecimentos:

 

1.         O Governo dispõe de alguma informação sobre o encerramento desta agência?

 

2.         Caso este encerramento se concretize, o que está previsto acontecer aos trabalhadores?

 

3.         Sabendo que existem mais agências na área do Cacém, quais são os critérios que definem o encerramento da agência de Mira Sintra?

 

4.         O Governo tem conhecimento de mais algum encerramento de agências no concelho de Sintra?

 

5.         Que medidas pondera o Governo tomar para salvaguardar os interesses da população residente em Mira Sintra?

Voltar