Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
28/07/2014
Miranda do Corvo - Falta de médicos de família motiva pergunta do PEV no Parlamento

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Miranda do Corvo onde 1525 utentes não têm médico de família desde Março, por aposentação de uma das médicas.

Pergunta:

No país, fruto de políticas nefastas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem-se assistido a um número considerável de utentes que estão privados de médico de família, impossibilitando o seu acesso aos cuidados de saúde.

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” teve conhecimento através da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo que 1525 utentes da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), deste município estão sem médico de família desde o início de março do corrente ano. Esta situação ocorre devido à aposentação de uma médica que prestava serviço nesta unidade.

Segundo a Assembleia Municipal de Miranda do Corvo a falta de um médico de família “criou diversos constrangimentos ao nível da estruturação, organização e acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde na UCSP, nomeadamente aos utentes dos grupos de risco e grupos vulneráveis”.
Neste sentido, de forma a reestabelecer o acesso dos utentes de Miranda do Corvo aos cuidados de saúde primários é necessário a colocação urgente na UCSP de um clínico de medicina geral e familiar.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- O ministério da Saúde tem conhecimento que atualmente 1525 utentes da UCSP de Miranda do Corvo estão sem médico de família?
2- Para quando está prevista a recolocação de um médico de família nesta unidade?
3- No distrito de Coimbra, quantos utentes se encontram sem médicos de família?
4- No distrito de Coimbra, quantos médicos de família estão em vias de aposentação nos próximos dois anos?
5- Está previsto a curto prazo um reforço de médicos de família no distrito de Coimbra?

Voltar