Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
12/09/2013
Modernização da Linha do Minho em discussão no Parlamento por iniciativa de “Os Verdes”

Discute-se na Assembleia da República, na próxima terça-feira, dia 17 de Setembro, o Projeto de Resolução de “Os Verdes” que recomenda ao Governo que se proceda à modernização e eletrificação da Linha do Minho.

A via ferroviária que liga o Porto a Vigo tem sido alvo de um desinvestimento continuado e significativo. Apesar do troço entre o Porto e Nine ter sido objeto de eletrificação, no troço entre Nine e Valença não se realizaram obras de modernização sendo que atualmente coexistem dois troços da mesma linha ferroviária completamente distintos.

A Linha do Minho tem um enorme potencial de cativação de passageiros e a sua modernização total poderia reduzir a duração da viagem Porto-Vigo, tornando mais aliciante o transporte ferroviário na região. A modernização desta linha ferroviária constituiria ainda um importante contributo para o crescimento económico da região e também para o reforço das relações comerciais com a Galiza.

Com esta iniciativa legislativa, discutida no Parlamento na próxima terça-feira, “Os Verdes” pretendem que se proceda à modernização da linha ferroviária entre o Minho e Galiza, que se proceda ainda à realização das obras de duplicação das vias, eletrificação e requalificação do troço Nine-Valença e, também, que se garanta uma maior articulação dos horários dos comboios regionais com os comboios de longo curso.

Voltar