|
18/05/2004 |
Morátória sobre OGM |
|
VERDES CONTRA FIM EVENTUAL DA MORATÓRIA SOBRE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS
O Partido Ecologista "Os Verdes" posiciona-se contra o eventual fim da moratória sobre OGM (Organismos Geneticamente Modificados).
Caso esta situação se venha a verificar, passarão a ser autorizados pedidos de entrada na União Europeia, para cultivo, transformação e venda, de outras culturas OGM, para além das 18 já autorizadas pela União Europeia.
"O Verdes"
alertam para o facto de o Governo anda não ter explicado de que forma se processará a coexistência entre culturas convencionais/biológicas e culturas OGM e de não se saber ainda quem será responsável pelos possíveis problemas de saúde, ambientais e económicos, decorrentes da utilização de OGM’s.
"Os Verdes"
defendem que é preciso adoptar legislação no sentindo da protecção e informação dos consumidores, com a implementação de regras mais restritas de rotulagem de produtos alimentares, conferindo-lhes o direito de optar ou não pelo consumo de produtos contendo OGM.
O Partido Ecologista "Os Verdes" defende ainda que Portugal deve bater-se por ser um país livre de Organismos Geneticamente Modificados e recusar o cultivo de OGM em território nacional.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 18 de Maio de 2004