|
19/05/2004 |
Moratória Sobre OGM |
|
VERDES" CONTRA LEVANTAMENTO DA MORATÓRIA SOBRE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS
O Partido Ecologista "Os Verdes"
condena veementemente o levantamento da moratória sobre Organismos Geneticamente Modificados, que permitirá, a partir de hoje, a comercialização de milho transgénico na União Europeia.
"Os Verdes"
consideram que esta decisão da Comissão Europeia constitui um perigoso precedente e um tremendo erro político que permite prever um futuro "negro" relativamente aos 33 pedidos, ainda pendentes, que estão a ser analisados pela União Europeia, relativos à comercialização de sementes e produtos alimentares geneticamente modificados.
"Os Verdes"
alertam ainda para as consequências que poderão advir, nomeadamente em relação à saúde humana, ambiente, economia e em termos éticos, da utilização de produtos geneticamente modificados. Consideram ainda que esta posição é totalmente contrária à vontade da esmagadora maioria dos cidadãos e que por isso, a atitude da Comissão Europeia consiste num atropelo ao seu próprio dever de protecção dos consumidores.
"Os Verdes"
chamam por fim, a atenção para o facto de se manterem graves lacunas no nosso país neste domínio, nomeadamente em relação ao facto de o Governo ainda não ter explicado de que forma se processará a coexistência entre culturas convencionais/biológicas e culturas OGM, em relação à implementação de regras mais restritas de rotulagem de produtos alimentares e relativamente à inexistência de uma autoridade nacional em matéria de biossegurança.
Esta última lacuna poderá ser colmatada na próxima semana, dia 27 de Maio, caso venha a ser aprovado no Parlamento o Projecto-lei de "Os Verdes" que propõe a criação do Conselho Nacional de Biossegurança.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 19 de Maio de 2004