Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2003
 
 
Comunicados 2003
Partilhar

|

Imprimir página
24/09/2003
Morte de Animais Selvagens
ANIMAIS SELVAGENS DE COMO UMA LIBERTAÇÃO SE TRANSFORMA EM CHOCANTE LIQUIDAÇÃO

O Partido Ecologista "Os Verdes" apresentou na sequência da reportagem televisiva, da RTP1, um requerimento ao Governo exigindo explicações sobre os graves factos que conduziram à morte, com a responsabilidade directa do ICN, de três animais selvagens, duas leoas e um tigre, todos eles espécies em extinção, protegidas pela CITES.

"Os Verdes" acusam de negligência de incompetência e de irresponsabilidade este Instituto, na condução desta operação totalmente ilegal e realizada sem a presença de um médico veterinário e conduzida por técnicos não qualificados, e exigem o apuramento de responsabilidades nesta operação, bem como explicações das razões do atraso do Ministério do Ambiente no apuramento da verdade.

Por último, no requerimento a deputada Isabel Castro, pretende ainda ver clarificadas outras questões que este episódio suscita. Questões muito diversificadas que se prendem com a manutenção do comércio ilegal de espécies exóticas em Portugal, com a sistemática violação da Convenção CITES, com a ausência de medidas de vigilância nas alfândegas portuguesas, com a ineficaz fiscalização em todo o país que permite a proliferação de animais em cativeiro e em Zoo's ilegais.

Uma explicação cabal do Governo que os Verdes querem seja estendida à estranha relação de promiscuidade entre o ICN (a quem compete combater o tráfico ilegal de espécies) e o Jardim Zoológico de Lisboa que, pelo menos aparentemente, tem fornecido animais para cativeiro.

O Gabinete de imprensa
Lisboa, 24 de Setembro de 2003


 

Voltar