Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
20/07/2004
Morte de Peixes no ALviela
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE MORTANDADE DE PEIXES NO RIO ALVIELA

"Os Verdes" entregaram na Assembleia da República um requerimento em que pede esclarecimentos ao Governo sobre o acidente ambiental ocorrido no Rio Alviela, que provocou o aparecimento de peixes mortos ao longo do curso de Filhós/Bugalhos/Alcanena até próximo de Pernes, passando por Mozeiro/Vaqueiros/Santarém.

De acordo com as informações do Presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros e do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, esta situação era previsível, devido ao estado de degradação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, a funcionar há mais de uma década e sem que tenham sido feitas intervenções de modo a adaptar o seu funcionamento às necessidades actuais.

Por outro lado, as descargas de água necessárias à manutenção do caudal ecológico do rio Alviela, da responsabilidade da EPAL, parecem não estar a ser feitas.

Perante este cenário de gravidade crescente, que provocando a regressão da despoluição efectuada no rio Alviela, coloca ainda em risco a saúde pública e a qualidade de vida das populações, “Os Verdes” requerem ao Governo, através do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, as seguintes informações:

  • Que medidas urgentes tomou ou pretende tomar esse Ministério no sentido solucionar as deficiências do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena?
  • Tendo sido decidido criar uma Comissão para analisar a problemática em causa, porque razão ainda não foi concretizada?
  • Está a EPAL a libertar para o Alviela o caudal acordado? E que meios de controlo existem desta situação?

O Gabinete de Imprensa do PEV

Lisboa, 20 de Julho de 2004


 

Voltar