Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2002
 
 
Comunicados 2002
Partilhar

|

Imprimir página
14/11/2002
Navio Encalhado na Costa da Galiza
Navio em perigo de provocar desastre ambiental na costa Norte

“Os Verdes” reclamam investimento em medidas de prevenção e combate

O navio que desde ontem se encontra encalhado na costa da Galiza em Espanha, ameaça não só as águas de Espanha mas toda a costa de Viana do Castelo.

77 mil toneladas de fuel óleo ameaçam os ecossistemas marinhos, a economia nacional e a saúde pública.

Desde há muito que a nossa costa se vê confrontada com ameaças vindas do mar, dado a sua proximidade com importantes rotas marítimas que são atravessadas por um elevado número de navios transportando os mais diversos tipos de mercadorias, dos quais os produtos petrolíferos e substâncias radioactivas constituem as maiores ameaças.

No entanto Portugal continua sem meios de eficiente vigilância e de combate da nossa zona costeira e da nossa Zona Económica Exclusiva, quer do continente quer da Madeira e Açores.

Para “Os Verdes” esta é uma questão prioritária de intervenção do Governo, mas todas as propostas que temos apresentado no sentido de dotar o País com meios de vigilância e combate a acidentes desta natureza têm sido chumbadas pelos sucessivos Governos PSD e PS.

Iremos continuar a lutar para que Portugal disponha de meios que possam permitir que acidentes nas nossas águas sejam evitados ou prontamente combatidos.

O que está em causa é a nossa economia, o equilíbrio dos nossos ecossistemas a salubridade das nossas praias e das nossas populações.

O gabinete de Imprensa do PEV
Lisboa, 14 de Novembro de 2002


 

Voltar