Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
13/10/2004
Nobel da Paz
POR INICIATIVA DE “OS VERDES” VOTO DE CONGRATULAÇÃO A WANGARI MAATHAI ENTREGUE HOJE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

O Grupo Parlamentar de “Os Verdes” entregou na Assembleia da República um voto de congratulação pela atribuição do Prémio Nobel da Paz a Wangari Maathai, reconhecida ecologista queniana.

Com este voto de congratulação, “Os Verdes” pretendem que seja reconhecida pelo Parlamento a importância fulcral desta mulher nos movimentos de defesa do ambiente como componente determinante do desenvolvimento económico e social, associando a essa luta a imprescindível participação das mulheres.

Através do seu envolvimento no trabalho promovido pelo Movimento Cintura Verde (Green Belt Movement), do qual foi fundadora, Wangari Maathai contribuiu para promover a preservação ambiental, o desenvolvimento local, mais qualidade de vida, melhores condições económicas e mais participação pública das mulheres.

Com a atribuição deste prémio foi alargado o âmbito da concepção da paz no mundo, reconhecendo-lhe formalmente uma nova dimensão: a de que a paz na Terra depende na nossa capacidade de proteger o ambiente e que a degradação dos recursos naturais é indubitavelmente uma forma de gerar conflitos directos, podendo ter efeitos tão devastadores como uma guerra.

Mais se pode concluir deste Prémio: que se reconhece uma profunda importância na acção local como uma influência e um contributo inestimável para a resolução global dos problemas.

“Os Verdes” consideram ainda que, num momento em que o ambiente não figura entre as principais preocupações políticas, nomeadamente em muitos dos países desenvolvidos, este Prémio assume uma importância de extrema relevância.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 13 de Outubro de 2004


Ver tambêm:

Voto Nº. 213/IX Voto- Voto de Congratulação pela atribuição do Prémio Nobel da Paz a Wangari Maathai

Voltar