Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
17/05/2016
O grito para salvar a Robinson ecoou na Casa do Alentejo no passado sábado
Quem entrasse, no passado sábado na Casa do Alentejo, deparava-se naquele belo átrio, com uma exposição alusiva à Robinson, e com a banca da petição.

Também no Fórum Ecologista, que decorreu durante o mesmo dia, a Robinson foi amplamente abordada a três vozes:

Pela voz da Manuela Mendes, que no quadro da sua a intervenção “A cortiça portuguesa em três séculos de industrialização”, retratou e vincou a razão porque George Robinson escolheu Portalegre para a instalação da fábrica, o papel que esta desempenhou no desenvolvimento da indústria corticeira e na transformação da cortiça em Portugal, transformação esta que até então era processada em Inglaterra, a importância desta industria no desenvolvimento e crescimento da cidade e concelho, o papel histórico que esta teve no surgimento das organizações do movimento operário, e o lugar pioneiro que ocupou no desenvolvimento tecnológico neste setor.

Pela voz de Luís Pargana, através da sua intervenção “O património industrial como recurso de desenvolvimento local – o caso da corticeira Robinson”, veio ao Fórum  o projeto Souto Moura e as intenções para fazer do “Espaço Robinson” um polo ao serviço da cultura, da ciência e do desenvolvimento de Portalegre. Luís Pargana, que desempenhou funções de vereador da cultura, aquando do desenvolvimento deste processo, e que protagonizou a sua apresentação ao então Ministro da Cultura Pedro Roseta, deu a conhecer aos presentes o que do projeto foi desenvolvido, como por exemplo a Escola de Hotelaria, e o que ficou pelas intenções devido a uma má gestão d Fundação Robinson e a um desvirtuamento dos seus objetivos iniciais. Vincou a importância da valorização deste património industrial para o desenvolvimento da cidade e do Concelho. Terminou a sua intervenção como 1.º signatário da petição com um apelo para a sua divulgação e assinatura, sublinhando a importância desta questão chegar à Assembleia da República, para que se venha a ultrapassar o bloqueio atual e impedir que aquela memória viva de Portalegre se venha a perder para todo o sempre.

Por fim, pela voz de Manuela Cunha, chegou a reafirmação do empenho de Os Verdes em salvar este património e encontrar caminhos para a sua valorização, relembrando que depois do debate de Os Verdes, realizado em fevereiro, na própria fábrica que deu origem à petição, depois da sensibilização feita e do alerta lançado ao Presidente da República, é agora o Ministro da Cultura o alvo. Manuela Cunha revelou que este já foi alertado para a situação numa reunião, de trabalho com Os Verdes e vai agora ser agraciado com um dossiê idêntico.
Voltar