|
06/03/2011 |
OBESIDADE - “OS VERDES” QUESTIONAM MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE NÚMERO DE CIRURGIAS |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o número de cirurgias realizadas ao abrigo do Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade que ficou, em 2010, aquém do previsto.
PERGUNTA:
O Ministério da Saúde criou em 2010 um programa especial, o Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade, ao abrigo do qual, contratualizou 2700 operações ao abrigo
Destas 2700 cirurgias, só se efectuaram cerca de 1500, segundo dados fornecidos pela Associação de Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO).
É do conhecimento geral que nos centros de saúde faltam profissionais para fazer o acompanhamento desta doença crónica. Damos como exemplo os nutricionistas e, no caso do Hospital de Sta. Maria, a espera para entrar numa consulta é de nove meses.
Segundo dados da ADEXO, a situação em Faro é dramática e “ainda há pessoas a morrer em listas de espera e sem tratamento”.
Dado que 53% da população portuguesa tem excesso de peso, que o número tem vindo a aumentar junto da população jovem e o Ministério da Saúde disponibilizou para este Programa, um montante de 12 milhões de euros para 2011,
Solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Que medidas irão ser tomadas em 2011 para inverter esta situação?
2. Ao nível dos Centros de Saúde está prevista a contratualização de profissionais para actuarem nesta área?