Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2010
 
 
Comunicados 2010
Partilhar

|

Imprimir página
26/11/2010
OE 2011 - FUNDO DE CARBONO - O PS E A DIREITA CHUMBAM INVESTIMENTO INTERNO NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O PS e os partidos de direita na Assembleia da República chumbaram hoje no parlamento, em sede de discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2011, a proposta de alteração de “Os Verdes” que diz respeito ao Fundo de Carbono e que previa que uma parte da verba deste Fundo fosse canalizada para investimento em medidas internas de promoção da eficiência energética e no combate ao fenómeno das alterações climáticas.

Com esta proposta, “Os Verdes” pretendiam que fosse alterada a forma como a verba do Fundo de Carbono seria investida, sem que isso implicasse qualquer aumento da despesa: em vez de se gastar na compra de emissões, investir-se-ia em medidas internas que minimizassem o recurso ao mercado de carbono.

“Os Verdes” lamentam profundamente que PS, PSD e CDS tenham chumbado esta proposta do PEV, inviabilizando, desta forma, investimentos mais que necessários nas áreas da eficiência energética, em sumidouros de carbono, na captação geológica de CO2 ou na adopção de novas tecnologias.

“Os Verdes” relembram que estes investimentos estão previstos no DL 71/2006 de 24 de Março, cuja prioridade foi reafirmada pelo Sr. Primeiro-ministro durante um debate mensal na Assembleia da República em 2007.

Voltar