Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
02/04/2013
Oliveira de Frades - “Os Verdes” enviaram carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal

Para que o desconhecimento não sirva de pretexto para a ausência de intervenção, se for o caso, a presente comunicação tem como objetivo alertar o Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades sobre várias situações que o Coletivo Regional de Viseu do PEV – Partido Ecologista “Os Verdes” identificou recentemente nas povoações da freguesia de Pinheiro (ver anexo 1 e 2), a necessitar de intervenção, algumas das quais reclamadas pelas populações há vários anos.
 
De entre as prioridades de intervenção estão a pavimentação de três caminhos (figura 5, 8 e 21): dois na povoação do Ral, que dão acesso a habitações e um na povoação de Paredes de Gravo (Portela), passagem obrigatória para vários residentes. Estas três intervenções são extremamente importantes para melhorar a qualidade de vida dos moradores e como tal atenuar a discriminação que tem existido em função da área geografia onde residem.
 
O PEV sugere que a pavimentação destes caminhos, fundamentais no dia a dia destas pessoas, se faça em paralelos de forma a não impermeabilizar o solo. Como já foi demonstrado noutras povoações da freguesia e concelho, os caminhos em pedra, para além da ótima integração paisagística, necessitam de pouca manutenção, rentabilizando os custos a médio e longo prazo, quando as obras iniciais são realizadas por profissionais habilitados, como são os funcionários da C. Municipal afetos a estes serviços.
 
O PEV considera também preocupante a ausência de valetas para a drenagem de águas superficiais e/ou a falta de limpeza das mesmas provocando vários lençóis de água nas estradas, em muitos casos arrastando vários sedimentos que ficam depositados na via, aumentando os riscos para a circulação automóvel, quer em períodos de chuva, quer de calor.
 
Esta situação é particularmente perigosa nos cruzamentos das vias principais com caminhos de terra batida, já que a ausência de canais para a drenagem das águas pluviais dos caminhos agrícolas e florestais, conduz a que estes mesmos passem a desempenhar a função de linhas de água, arrastando enxurradas de lama para a estrada.
Face aos assuntos expostos no anexo 1 e anexo 2 (fotografias), considerando que a maioria das situações são de fácil intervenção, com um custo reduzido, o PEV gostaria que o Senhor Presidente informasse para quando prevê a câmara municipal, realizar na freguesia de Pinheiro, as intervenções identificadas.

Voltar