Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
28/12/2020
Oliveira de Frades - Carta aberta à Câmara Municipal - Suspensão dos horários das carreiras intermédias (hora de almoço)
Carta Aberta

A oferta e qualidade dos transportes públicos tem sido uma das principais prioridades e preocupações do Partido Ecologistas Os Verdes levando a cabo inúmeras intervenções e denúncias em defesa e garantia do transporte público e da mobilidade da população.

No município de Oliveira de Frades são bem conhecidas as debilidades da rede de transportes públicos, denunciadas há vários anos pelo PEV e pela CDU (PCP-PEV), transportes que ficam muito aquém das necessidades da população, em particular fora dos períodos letivos, onde várias aldeias têm ficado sem qualquer oferta de transportes públicos.

A solução “miraculosa” de transporte a pedido que foi testada no verão de 2019 em algumas povoações, como por exemplo na freguesia de São João da Serra e o projeto piloto que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões quer implementar, igualmente no mesmo sentido, de oferta de um serviço de “transporte a pedido”, não é mais do que uma medida para reforçar as debilidades da rede e terminar com um transporte público regular agravando a mobilidade das populações.

Com o fim do primeiro período letivo, no passado dia 18 de dezembro, que deu início às férias de Natal, as carreiras regulares intermédias deixaram de se realizar à hora de almoço, sem qualquer aviso prévio, afetando várias pessoas que utilizavam estes horários, alguns utentes com passes mensais.

A suspensão deste horário não só afetou a mobilidade da população, de e para a sede de concelho, nomeadamente para se deslocar às feiras que se realizaram no dia 28 e, excepcionalmente, no dia 21, como prejudicou os alunos do ensino profissional que mantiveram as aulas até ao passado dia 22. Tais alunos, segundo informação transmitida ao PEV, tiveram de recorrer a transporte alternativo (táxi e boleias) ou a aguardar pelo horário do final do dia.

Estes transportes intermédios realizados à hora de almoço dentro do concelho são igualmente essenciais para a ligação a outros municípios, nomeadamente à capital de distrito (Viseu).

Face ao assunto exposto, o Partido Ecologista Os Verdes vem solicitar ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades os seguintes esclarecimentos:

1- A Câmara Municipal de Oliveira de Frades confirma que todas as carreiras regulares que se realizam à hora de almoço foram suspensas até ao dia 4 de janeiro?

2- Por que motivo as carreiras foram suspensas, condicionando a mobilidade das pessoas, algumas das quais com passe mensal?

3- A população foi avisada previamente da suspensão deste horário intermédio?

4- A Câmara Municipal tem conhecimento que esta situação, para além de prejudicar a população em geral, afetou os alunos que estudam fora do concelho e que mantiveram as aulas até ao dia 22 de dezembro?

5- A Câmara Municipal garante que nas pausas letivas futuras, nomeadamente nas férias da Páscoa e férias do Verão não serão suspensos os horários das carreiras no município?


O Coletivo Regional de Viseu do PEV - Partido Ecologista Os Verdes

Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”

T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 910 836 123 - imprensa.verdes@osverdes.pt

arquivo.osverdes.pt

28 de dezembro de 2020
Voltar