|
01/03/2007 |
ONTEM NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - “OS VERDES” DESAFIARAM JOSÉ SÓCRATES A ESCLARECER O FUTURO DA LINHA DO TUA |
|
“Os Verdes” desafiaram ontem o Sr. Primeiro-Ministro a esclarecer qual é a posição do Governo relativamente ao futuro da linha do Tua.
Apesar das boas intenções manifestadas pela REFER após o lamentável acidente ali ocorrido, tendo o primeiro sinal dado pelo Sr. Governador Civil ido no sentido de encerrar aquela linha e sabendo que existe um interesse, conflituante com a linha, de construção de uma barragem naquela região, importa saber qual é a posição e a intenção do Governo relativamente a esta matéria.
É fundamental saber, entre uma linha fundamental para a garantia do direito à mobilidade, para o combate à desertificação e para o desenvolvimento económico e a construção de uma barragem que, após a fase de construção, não acrescenta muito à qualidade de vida das populações na região, qual vai ser a opção do Governo?
Era importante, igualmente, perceber porque é que não existem sensores de linha, que proporcionam uma informação e um sistema de alerta importante, designadamente em linhas de montanha, e que existem noutras linhas no nosso país, mas não na linha do Tua.
“Os Verdes” lamentaram ainda que o PS tenha recusado a vinda do Sr. Ministro das Obras Públicas à comissão parlamentar, para prestar esclarecimentos acerca da segurança das linhas de caminho de ferro em geral e sobre o futuro daquela em particular, decisão que não deve estar dependente do resultado de nenhum inquérito a um acidente.
Infelizmente, também o Sr. Primeiro-ministro, fugindo à questão política colocada, nada adiantou em relação às suas intenções de futuro, refugiando-se no inquérito que está a decorrer.