Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
15/07/2020
Ontem, na Comissão Parlamentar de Ambiente Os Verdes pediram esclarecimentos sobre os atrasos na descontaminação das casas da Urgeiriça

No seguimento da luta dos moradores da Urgeiriça (Canas de Senhorim - Nelas) e da audiência solicitada pela ATMU - Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio ao Partido Ecologista os Verdes, a deputada de Os Verdes, Mariana Silva, questionou ontem o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território sobre a conclusão do processo de descontaminação das casas da Urgeiriça.

As habitações da Urgeiriça, onde residem muitos ex-trabalhadores da ENU, apresentam elevados níveis de radioatividade, em consequência da utilização de materiais, aquando da sua construção, provindos das escombreiras e minas de urânio, que compromete a saúde de quem aí habita. Já em 2003, Os Verdes alertavam para os elevados níveis de concentração de radão nas habitações, muito acima do valor ambiental natural aceitável e do valor médio nacional.

Este processo arrasta-se há vários anos, com sucessivos atrasos. Em 2018, Os Verdes apresentaram o Projeto de Resolução n.º 1033/XIII que contribuiu para a Resolução da Assembleia da República n.º 192/2018 que recomenda ao Governo a descontaminação célere e urgente das habitações das minas da Urgeiriça.

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia referiu que a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, responsável pela descontaminação das casas, tem todos os recursos financeiros disponíveis, todavia os atrasos estão relacionados sobretudo com a falta de empreiteiros e de trabalhadores especializados nesta zona do país para realizar as obras e a disputas de partilhas entre familiares, o que nestas circunstâncias a EDM só pode intervir nas casas com os acordos dos proprietários.

Havendo a garantia do Governo da disponibilização de todos os meios necessários para a EDM proceder à descontaminação das casas, o Partido Ecologista Os Verdes espera que a curto prazo estejam descontaminadas todas as casas habitadas e os respetivos logradouros.

Voltar