Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
15/07/2020
Ontem, na Comissão Parlamentar Os Verdes Confrontaram o Ministro do Ambiente Com a Ausência de Serviço da Rede Expresso em 8 dos 15 concelhos do Distrito de Portalegre

O Ministro do Ambiente, que tutela os transportes rodoviários, foi ontem  confrontado na Comissão Parlamentar de Ambiente, pela deputada do Partido Ecologista Os Verdes, Mariana Silva, sobre a  ausência de serviço da Rede Expresso em 9 dos 15 concelhos do distrito de Portalegre e noutros concelhos do interior do país.

 

A deputada ecologista sublinhou que desde o início do desconfinamento Os Verdes têm vindo a questionar o Governo sobre a reposição da oferta de transportes, para que os cidadãos possam retomar a suas vidas  e  ter direito a condições de mobilidade em transportes públicos para se deslocarem para o trabalho, estabelecimentos de saúde, de educação, de cultura ou de lazer, em segurança.

 

Para Os Verdes, nestes 8 concelhos do distrito de Portalegre, a situação é tanto mais grave, uma vez que, para além de não estar a ser garantido o serviço da Rede Expresso, também não está assegurado o serviço de carreiras interurbanas, e quando só uma parte destes municípios tem acesso à ferrovia, através da linha do Leste, mas onde o único serviço de passageiros diário (reposto graça aos Verdes) não permite assegurar uma  ida e volta no mesmo dia.

 

Como tal, Os Verdes colocaram 4 questões claras e diretas ao Ministro do Ambiente, que tutela os transportes rodoviários:

 

1- Decorridos dois meses, após o fim do Estado de Emergência, porque é que 8 dos 15 municípios de Portalegre (Avis, Sousel, Fronteira, Monforte, Arronches, Crato, Alter do Chão, Marvão) ainda não têm qualquer ligação por autocarros Expressos a Lisboa e a outras cidades alentejanas, como por exemplo Évora?

 

2- Que alternativas têm os cidadãos destes 8 concelhos, para se deslocar, aos hospitais de Évora, Abrantes ou de Lisboa em caso de necessidade?

 

 3- Quando vai a população, residente no Alto Alentejo, ver assegurado o seu direito à mobilidade? Para quando a normalização do serviço interurbano, serviço já insuficiente quando em pleno funcionamento?

 

4- Garante o Governo que as ligações, suspensas pela Rede de Expressos, serão retomadas em breve? Se sim, quando estão previstas essas ligações?

 

 

O PEV considera grave a resposta do Ministro, pois  demonstra uma fuga clara às  responsabilidades politicas num assunto que tutela e "chutou" desilegantemente o problema para  a Autoridade de Transportes e para o Poder local, através da CIMA!

Os Verdes comprometem-se a dar continuidade à luta na defesa do direito à mobilidade dos cidadãos do interior, nomeadamente, do Alto Alentejo.

Voltar