|
09/03/2005 |
Os Verdes contra corte de Sobreiros em Benavente |
|
“OS VERDES” QUEREM REVOGAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE CORTE DE SOBREIROS EM BENAVENTE
O Partido Ecologista “Os Verdes” vai apresentar uma resolução na Assembleia da República no sentido de requerer ao novo Governo a revogação do despacho conjunto do Ministério da Agricultura, Ambiente e Turismo que viabilizou um empreendimento turístico em Benavente em zona de Rede Ecológica Nacional (REN) e que levará ao corte de 2605 sobreiros.
Para o Partido Ecologista “Os Verdes” este despacho aprovado a 16 de Fevereiro de 2005, quatro dias antes do acto eleitoral, é imoral. “Os Verdes” consideram que um Governo de gestão não tem legitimidade para deliberar sobre matéria tão polémica e delicada.
“Os Verdes” consideram ainda que este projecto urbanístico tem impactes ambientais indesejáveis, começando logo pelo abate dos sobreiros – espécie protegida. Se é verdade que é fundamental encontrar alternativas de desenvolvimento que criem postos de trabalho numa zona onde o desemprego, sobretudo na população agrícola, se faz sentir com muita intensidade, para “Os Verdes”, essas propostas de desenvolvimento não poderão consubstanciar agressões ao meio ambiente.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 8 de Março de 2005