Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
03/02/2021
Os Verdes Defendem a Aplicação da Majoração dos Seguros para Agricultura Familiar
A Deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, sobre o reforço da majoração para 70% nos seguros agrícolas, no âmbito do PDR 2020, para os agricultores que detenham título de reconhecimento do Estatuto da Agricultura Familiar, inscrito no Orçamento do Estado para 2021, mas cuja portaria ainda não foi alterada por forma a que os agricultores passem a ser abrangidos por este apoio.

Pergunta:

No âmbito do Orçamento do Estado para 2021, Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro, foram reforçados os apoios à agricultura familiar, por proposta do Partido Ecologista Os Verdes, entre os quais ficou estabelecido o reforço da majoração para 70% nos seguros agrícolas no âmbito do PDR 2020.

Ou seja, o custo do prémio de seguro para estes agricultores passa a ser apoiado em 70%, mais 10 pontos percentuais do que estava estabelecido no artigo 10.º da Portaria n.º 65/2014, de 12 de março e respetivas alterações.

Um incentivo diferenciador, de reforço do apoio público ao nível dos seguros de colheita (produção) para os agricultores que detenham o Estatuto da Agricultura Familiar, garantindo ao agricultor uma indemnização em caso de sinistro de origem meteorológica.

Todavia, decorrido quase um mês após a entrada em vigor da Lei n.º 75-B/2020, ainda não houve qualquer alteração à portaria. Nos sítios eletrónicos do IFAP e a DGADR continua apenas a conter a informação de que a comparticipação é de 60% para os agricultores que detenham título de reconhecimento do Estatuto.

O Estatuto da Agricultura Familiar (EAF) foi instituído pelo Decreto-Lei n.º 64/2018, de 7 de agosto, e regulamentado pela Portaria n.º 73/2019, de 7 de março, garantindo o acesso a um conjunto de direitos a quem for reconhecido esse estatuto. Porém, a verdade é que a não disponibilização, por parte do Estado, de meios financeiros, humanos e técnicos necessários para a concretização desses direitos, acaba por os inviabilizar na prática, não se prosseguindo, assim, os objetivos de proteção da agricultura familiar.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Agricultura, possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- Tendo em conta que o Orçamento do Estado para 2021 reforça a majoração para 70% nos seguros agrícolas no âmbito do PDR 2020 para os agricultores que detenham título de reconhecimento do Estatuto da Agricultura Familiar, quando é que o Ministério da Agricultura prevê alterar a respetiva portaria de forma a que os agricultores passem a ser abrangidos por este apoio?

2- No final de 2020, quantos agricultores detentores deste Estatuto beneficiam de seguro de colheita?

3- A quantos agricultores é hoje reconhecido o Estatuto da Agricultura Familiar?

O Grupo Parlamentar Os Verdes
O Gabinete de Imprensa de Os Verdes
(T: 213 919 642 - TM: 910 836 123 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt arquivo.osverdes.pt )
3 de fevereiro de 2021
Voltar