Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
29/05/2019
Os Verdes defendem a urgência de combater a crise climática e de mitigar os efeitos das alterações climáticas
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, a proposta do PEV relacionada com a necessidade de combater a crise climática que actualmente vivemos.

As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade actualmente enfrenta pois as várias actividades humanas, em maior ou menor grau, dependem de serviços de ecossistemas que se encontram gravemente ameaçados pelo aumento da temperatura e pela alteração dos padrões de clima que já se fazem sentir.

Para Os Verdes, mais do que actos simbólicos ou discursos, precisamos de medidas concretas e são precisamente essas propostas que temos apresentado ao longo dos tempos, numa perspectiva verdadeiramente ecologista. O tempo para agir é agora para limitar a catástrofe ambiental e fazer frente aos seus impactos devastadores, como a seca, o calor extremo, as inundações, entre outros.

Portugal precisa de se tornar menos dependente dos combustíveis fósseis, apostando por fontes de energia renováveis e na eficiência energética e ainda caminhar para o encerramento das centrais de carvão a muito curto prazo, em suma proceder à descarbonização do País.

Assim, torna-se imprescindível um sistema de transportes colectivos que responda às necessidades das populações, sendo de valorizar a redução do valor dos passes, mas é preciso aumentar a oferta, e ainda apostar num consumo alimentar mais sustentável, baseado na produção local.

É igualmente indispensável combater a mercantilização da água, para que se mantenha no domínio público, único garante de que o direito a este bem fundamental não é posto em causa. Também urge estancar o crescimento das monoculturas e o domínio absoluto dos eucaliptos.

Por esta razão, o PEV defende a urgente necessidade da CML continuar a aprofundar as medidas com vista ao combate e à mitigação dos efeitos das alterações climáticas, de forma transversal aos diversos sectores de actividade da autarquia, alocando os recursos necessários para a concretização dessas medidas, de uma forma mais eficaz e célere.
Voltar