Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
03/06/2005
Os Verdes defendem Mirandês nas Rádios Portuguesas
Discutiu-se hoje na Assembleia da República a nova lei da música portuguesa na rádio.

Relativamente a esta matéria “Os Verdes” defendem que a aplicação de quotas para música portuguesa nas rádios nacionais é, dado o desequilíbrio existente entre o tempo de emissão dedicado à música portuguesa e as produções musicais de outros países, uma premente necessidade. Até porque, se comparamos, as vendas de música portuguesa não têm correspondência com a sua representação nas rádios.

“Os Verdes” consideram ainda que a situação actual da música portuguesa não se resolverá unicamente com esta medida. É necessário que o Governo, através do Ministério da Cultura, apoie a cultura e os criadores portugueses, designadamente na área da música. É além disso fundamental que se dote a entidade reguladora de meios financeiros, tecnológicos e humanos com vista ao cabal desempenho da sua função fiscalizadora. Seria igualmente útil investir na criação de espaços de espectáculo e garantir, também nos canais de televisão, espaço para a música portuguesa.

“Os Verdes” adiantam que defenderão, em sede de especialidade, a consagração de apoio e de espaço na rádio ao Mirandês, a segunda língua oficial do país, falada no planalto de Miranda do Douro em Trás os Montes, bem como à própria música cantada em mirandês, importante parte do nosso riquíssimo folclore nacional.

 

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 3 de Junho de 2005

Voltar