Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
08/09/2020
Os Verdes lamentam grande incêndio no Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros

Lavra desde a madrugada de domingo, 06 de setembro, um incêndio de grandes dimensões, no Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros, no concelho de Porto de Mós e que até ao momento já consumiu mais de mil hectares de povoamento florestal deste parque natural.

O Partido Ecologista Os Verdes e o seu Coletivo Regional de Leiria lamentam a ocorrência deste fogo, que iniciou com cerca de 5 fontes de ignição distintas e em simultâneo, e cujas causas ainda estão por apurar, havendo no entanto possível ato humano. Este incêndio teve um grande avanço no território, devido às características próprias das Serras com difíceis acessos e aos ventos fortes que se fizeram sentir, dificultando o trabalho dos operacionais.

Nos territórios fortemente despovoados e de orografia difícil, defendemos que é fundamental garantir os meios necessários para o combate aos incêndios, com mais equipas de prevenção estrategicamente colocadas nas zonas mais sensíveis do Parque Natural. É também fundamental aumentar a capacidade de vigilância com mais meios e como modo dissuasor de comportamentos que atentam contra a natureza e a segurança das populações.

Os Verdes deixam ainda uma palavra de muito apreço às centenas de bombeiros que combateram no terreno este incêndio, num esforço hercúleo de salvaguardar a biodiversidade do Parque Natural e proteger as populações ainda existentes.


O Partido Ecologista Os Verdes



08 de setembro de 2020
Voltar