Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
02/07/2020
Os Verdes Não Se Reveem no Orçamento Suplementar

Durante o debate na generalidade sobre o OE Suplementar, Os Verdes deixaram claro que, embora reconhecendo que algumas das suas preocupações tivessem parcialmente reflexos no documento em discussão, consideraram, no entanto, que o OE Suplementar estava muito longe do necessário, face à gravidade e a dimensão dos problemas do País e dos Portugueses.

 

Face a esta leitura, Os Verdes decidiram abster-se na generalidade, deixando de forma expressa e clara que o nosso sentido de voto em votação final global, estava dependente da permanência ou não de alguns elementos que consideramos muito negativos e sobretudo da forma como o Partido Socialista “olhasse” para as propostas que apresentamos em sede de especialidade.

 

Terminada a fase de votações na especialidade o que constatamos é que os elementos mais negativos permanecem, nomeadamente o “empurrão” que é dado para potenciar o fim de muitas Micro e Pequenas Empresas, que estando numa situação de verdadeira aflição, poderão ser literalmente "engolidas" por empresas maiores, ou a não exclusão dos Grandes Grupos Económicos do alargamento do prazo de reporte de prejuízos fiscais.

 

Quanto às propostas que Os Verdes levaram para a especialidade, registamos o facto do PS apenas ter viabilizado duas no conjunto de 18 que apresentamos.

Para trás ficaram importantes propostas dos Verdes que representariam sérios contributos para dar resposta aos problemas das pessoas, das micro e Pequenas Empresas, mas também do ponto de vista ambiental.

Recorde-se que o PS chumbou propostas dos Verdes como o Lay-off sem penalizações para quem trabalha, a criação de um fundo de tesouraria para as micro e pequenas empresas, o reforço de verbas para os transportes públicos, a promoção da reciclagem, os incentivos para a mobilidade suave e ativa, ou os apoios para a pequenas agricultura, que consideramos essenciais para fazer face aos problemas do país e à necessidade de dar resposta às pessoas, que se veem confrontadas com esta crise sanitária/económica, assim como às questões ambientais que foram nesta fase, mais uma vez relegadas.

 

Ou seja, a versão final do documento acaba por não refletir o que temos vindo a reivindicar e, perante a expectativa de reverter algumas situações para que não fossem os do costume a pagar e que até são os mais fragilizados com a pandemia, constatamos que não houve essa disponibilidade por parte do PS.

 

Face a este quadro e ao desenho final do documento, Os Verdes vão votar contra o Orçamento de Estado Suplementar, mas vão continuar determinados na procura de soluções para dar resposta aos problemas do País, das pessoas, das pequenas empresas, da agricultura familiar e dos valores ambientais.

Voltar