Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
07/12/2020
Os Verdes Preocupados com Deslocalização da Legrand Eléctrica, S.A Questionam o Governo
A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sobre a intenção da Administração da Legrand Eléctrica, S.A. em deslocalizar a produção para o estrangeiro, ficando em Portugal apenas a vertente comercial.

Pergunta:

A empresa Legrand Eléctrica, S.A., especialista mundial em infraestruturas elétricas e tecnologias de informação para edifícios residenciais, terciários e industriais, está em Portugal desde 1981 e tem a sua sede situada em Carcavelos, concelho de Cascais, onde, além dos serviços comerciais, tem também uma unidade de produção.

Recentemente, a Administração da Legrand Eléctrica, S.A. manifestou intenção de deslocalizar a produção para o estrangeiro, ficando em Portugal apenas a vertente comercial.

Saliente-se que esta empresa não tem tido prejuízos, aliás, isso nunca sucedeu, tendo até dado lucros de milhões de euros. A título de exemplo, em 2019 atingiu os 4,9 milhões de euros. A empresa recebeu também, durante vários anos, milhões de euros em fundos do erário público para a manutenção dos postos de trabalho, para a modernização e para a competitividade, exigindo-se que cumpra com os princípios de responsabilidade social.

Realce-se igualmente o facto de a Legrand Eléctrica, S.A. ter um volume de trabalho que torna necessário os trabalhadores fazerem trabalho suplementar.

Acresce ainda o facto de haver casais a trabalhar na parte da produção da empresa, podendo correr o risco de, caso esta intenção se concretize, perderem os empregos, o que representaria uma situação muito vulnerável para essas famílias.

Face ao exposto, é com preocupação que o Grupo Parlamentar Os Verdes encara a pretensão da Legrand Eléctrica, S.A., sendo fundamental defender a manutenção da empresa no país e garantir os postos de trabalho.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1. O Governo dispõe de informações relativamente à situação acima descrita?

2. Qual a posição do Governo face à intenção de deslocalização da Legrand Eléctrica, S.A. para o estrangeiro, colocando em causa dezenas de postos de trabalho, após ter recebido apoios públicos?

3. Tem o Governo conhecimento de qual a razão para a Legrand Eléctrica, S.A. pretender deslocalizar a produção para o estrangeiro e quais os estudos que fundamentam essa intenção?

4. Que medidas já tomou o Governo, ou pondera vir a tomar, no sentido de defender a manutenção da empresa no país e garantir os postos de trabalho?

O Grupo Parlamentar Os Verdes
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
T: 213 919 642 - TM: 910 836 123 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt arquivo.osverdes.pt
7 de dezembro de 2020
Voltar