Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
09/09/2016
Os Verdes preocupados com o extermínio do rato preto e coelho das Berlengas
O Partido Ecologista “Os Verdes” vai entregar, na Assembleia da República, um Requerimento dirigido ao Governo a solicitar uma cópia de todos os documentos, estudos e relatórios das análises genéticas do rato preto e coelho das Berlengas, que comprovam não haver distinção entre estas populações e as populações continentais/europeias, assim como os censos das populações das referidas espécies e os censos da pardela de bico amarelo (Calonectris diomedea), se possível, desde a criação da Reserva natural. Irão solicitar também cópia dos estudos que demonstram que há de facto impacte significativo negativo do rato preto e do coelho nas populações de aves nidificantes da Berlenga.

O PEV tem conhecimento que está a decorrer na Reserva Natural das Berlengas o Projecto Life Berlengas (LIFE 13 NAT/PT/000458), coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Peniche e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).

Este projeto tem como objetivos a conservação de habitats e espécies ameaçadas na reserva da Berlenga, por meio de uma gestão sustentável da mesma, com o principal objetivo de identificar as principais ameaças às populações de aves marinhas e às plantas endémicas da ilha e definir ações de minimização/erradicação.

A classificação das Berlengas ocorreu há 35 anos, como Reserva Natural, pelo Decreto-Lei nº 264/81, de 3 de Setembro, dada a sua “importância enquanto ecossistema insular, o valor biológico da área marinha envolvente, o elevado interesse botânico, o papel da ilha em termos de avifauna marinha e a presença de interessante património arqueológico subaquático”. Desde 2011 as Berlengas integram a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, instituída pela UNESCO “numa perspetiva de promover o equilíbrio entre as sociedades humanas e os ecossistemas.”

O projeto Life em causa, co-financiado por fundos comunitários terá a duração de cerca de 4 anos, de 1 de Junho de 2014 a 30de Setembro de 2018, e prevê várias ações e intervenções que têm levantado grande polémica no mundo científico e conservacionista.

O Partido Ecologista Os Verdes, partilha da preocupação que estas questões levantam, nomeadamente o plano previsto de erradicação de espécies consideradas invasoras como o Rato-preto (Rattus rattus) e o Coelho-bravo (Oryctolagus cunniculus), com recurso à utilização de anticoagulantes. Ações essas que se supõe terem início agora no final da época balnear.

Preocupações estas agravadas pelo facto de até à data não haver conhecimento de prova científica de que o rato preto e o coelho possam ser realmente consideradas espécies invasoras na Berlenga, trazidas pelo homem.

Da mesma forma acreditamos que os conhecimentos existentes não são suficientes para que se consiga concluir que estas duas espécies têm um impacte significativo negativo sobre as aves nidificantes da ilha que justifique e suporte o seu extermínio.

Os Verdes têm acompanhado este assunto, tendo já reunido com vários cientistas e especialistas na matéria, com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e com a Câmara Municipal de Peniche.
Voltar