Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
05/06/2020
Os Verdes Querem Conhecer a Dimensão das Reclamações sobre os CTT

A deputada Mariana Silva do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério das Infraestruturas e Habitação, sobre a evidente degradação e descaracterização dos CTT, que ao longo dos anos tem  avolumado reclamações sobre os serviços prestados por esta empresa, o que é lamentável, importando perceber qual a dimensão deste problema, assim como a resposta que é dada aos cidadãos e o que está a ser feito para resolver as situações que originaram essas reclamações.

 

 

 

Pergunta:

 

Os CTT desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento a nível local, regional e nacional, sendo um fator de promoção da coesão territorial e de combate às desigualdades.

 

No entanto, em 2013 foram privatizados pelo Governo do PSD e CDS-PP e dessa privatização resultou uma evidente degradação e descaracterização e, ao longo dos anos, avolumam-se as reclamações sobre os serviços prestados por esta empresa, o que é lamentável.

 

Em resumo, a privatização trouxe menos qualidade, menos postos de trabalho, menos estações de correios, menos distribuição, menos lucros e património delapidado.

 

De facto, os CTT, que sempre prestaram um serviço de excelência, caracterizam-se hoje por inúmeros erros e atrasos, falhas graves e sucessivas no cumprimento dos indicadores do serviço postal - em 2019 falharam todos os indicadores de qualidade - e desrespeito pelas populações e pelos trabalhadores.

 

Desta forma, as reclamações não têm parado de crescer e importa perceber qual a dimensão deste problema, assim como a resposta que é dada aos cidadãos e o que está a ser feito para resolver as situações que originaram essas reclamações.

 

Por tudo isto, o Partido Ecologista Os Verdes tem vindo a propor a reversão da privatização dos CTT e o regresso da sua gestão à esfera do Estado, o único caminho para inverter a degradação que se apoderou desta empresa.

 

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério das Infraestruturas e Habitação possa prestar os seguintes esclarecimentos:

 

1.         Desde a privatização dos CTT quantas reclamações foram feitas, em cada ano, incluindo as registadas no livro de reclamações físico e eletrónico, assim como as recebidas diretamente na Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações?

 

2.         Quais as situações que têm motivado um maior número de reclamações?

 

3.         Qual a taxa e o tempo médio de resposta por parte dos CTT às reclamações recebidas?

 

4.         De que informações dispõe o Governo sobre a resposta dada pelos CTT no sentido da resolução dos problemas que originaram as reclamações?

 

5.         Que análise faz o Governo da situação relatada?

 

6.         Face ao exposto, não considera o Governo que se torna cada vez mais evidente que a reversão da privatização dos CTT e o regresso da sua gestão à esfera do Estado é a solução para travar a degradação dos serviços postais?

Voltar