Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
18/07/2016
Os Verdes querem mais meios e mais profissionais de saúde no Hospital de Santarém
Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que dote o Hospital Distrital de Santarém e Centros de Saúde da Lezíria de mais profissionais de saúde e meios materiais capazes de garantir a qualidade dos serviços de saúde que os utentes da região necessitam. O PEV quer ainda, por via desta iniciativa legislativa, que se garanta a defesa da Maternidade no Hospital de Santarém.

A aplicação de cortes cegos no setor da Saúde, pelo anterior Governo, dificultou o acesso das populações aos cuidados de saúde, em especial nas regiões mais afastadas dos centros hospitalares. No caso particular do Hospital Distrital de Santarém, a sua reclassificação como unidade hospitalar inserida no “Grupo 1” levantou muitos receios pela eventual perda de especialidades diversas pelo que foram promovidas iniciativas em defesa dos serviços de proximidade e qualidade, com o necessário reforço dos profissionais de saúde.

Ao longo dos anos, a crescente falta de médicos de família e o encerramento de extensões de saúde no ACES Lezíria, dificultaram a necessária articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, com o número de situações dramáticas vividas ao nível das urgências hospitalares do HDS a aumentar. Os tempos de espera elevados, com os utentes em macas e retendo as ambulâncias dos corpos de bombeiros durante horas no hospital, foram casos que ocorreram com demasiada frequência e é esta situação que Os Verdes querem contribuir para solucionar com a apresentação do Projeto de Resolução em causa (em discussão no Parlamento na próxima quarta-feira, dia 20 de julho, a partir das 15h).

Acompanhe aqui a iniciativa legislativa do PEV.
Voltar