Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
09/09/2020
Os Verdes Querem Medidas que Reponham Profissionais nas Urgências do Centro Hospitalar Baixo Vouga
A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a falta de clínicos e outros recursos humanos nas urgências dos dois hospitais que integram o Centro Hospitalar Baixo Vouga: Hospital Distrital de Águeda e Hospital D. Pedro, em Aveiro.

Pergunta:

No passado dia 22 de agosto a equipa de médicos que prestava serviço no Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital Distrital de Águeda foi chamada a reforçar as urgências do Hospital D. Pedro, em Aveiro, por não haver clínicos que assegurassem o serviço naquela unidade hospitalar. O SUB só não encerrou porque um dos clínicos recusou a transferência, conforme informação que veio a público.

Todavia o SUB do Hospital Distrital de Águeda, entre a meia noite e as oito horas da manhã ficou impedido de receber casos urgentes, uma vez que os Serviços de Urgência Básica, conforme a legislação, têm de ter “dois médicos em presença física”. Nesse sentido, os utentes que precisaram de cuidados de saúde urgentes foram reencaminhados para o Hospital de Aveiro.

A administração do Centro Hospitalar Baixo Vouga referiu, à comunicação social, que se tratou de uma situação pontual e que a decisão da transferência foi tomada pelo facto do SUB de Águeda estar com uma afluência muito reduzida, enquanto que o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Aveiro se encontrava com uma afluência acima da média.

Esta situação é demonstrativa da falta de clínicos e outros recursos humanos nas urgências destes dois hospitais que integram o Centro Hospitalar Baixo Vouga. O Hospital Distrital de Águeda tem vindo a perder um conjunto considerável de valências e serviços em várias especialidades, traduzindo-se igualmente num esvaziamento de recursos humanos, que coloca em causa o acesso e qualidade dos serviços de saúde a prestar aos utentes da região.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério da Saúde teve conhecimento da mobilidade de clínicos do SUB de Águeda para a urgência do Hospital D. Pedro, em Aveiro?
 
2- Quais as razões que justificam a mobilização dos médicos do SUB de Águeda para o Hospital de Aveiro?

3- O Governo confirma a falta de profissionais de saúde para assegurar as urgências nas unidades do Centro Hospitalar Baixo Vouga?

4- Que medidas o Ministério da Saúde irá tomar para repor o número adequado de profissionais de saúde de forma a garantir o serviço de urgência?



O Grupo Parlamentar Os Verdes



9 de setembro de 2020


Voltar