Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
16/09/2020
Os Verdes Querem que Sejam Retomadas as Ligações Diretas entre Guimarães e Lisboa por Alfa Pendular

A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo, através do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, sobre a supressão, durante a pandemia e ainda não repostas, das ligações diretas entre Guimarães e Lisboa, por Alfa Pendular, com prejuízos sobre as deslocações profissionais e académicas e com impacto na deslocação de turistas para a cidade de Guimarães, cujo centro histórico é Património Mundial da Humanidade.

 

 

 

Pergunta:

 

Desde 2016, a CP - Comboios de Portugal disponibilizou o serviço ferroviário de longo curso em Alfa Pendular entre Guimarães e Lisboa.

 

As ligações diárias contavam então com quatro ligações: às duas ligações diárias entre a capital e a cidade berço no serviço Intercidades, juntaram-se duas ligações por Alfa Pendular, uma em cada sentido, e cujos horários vieram favorecer a mobilidade nas deslocações profissionais e académicas, mas também nas visitas turísticas entre importantes pólos culturais.

 

Os horários disponibilizados asseguravam a partida de Lisboa pelas 8h00 e chegada a Guimarães às 11h53, e a partida de Guimarães às 16h55 com chegada a Lisboa pelas 20h40. Estas ligações incluíam também paragens nas cidades da Trofa, Santo Tirso e, desde julho de 2019, paragem em Vizela.

 

Com a limitação da circulação de comboios e alterações à oferta regular posta em vigor durante a pandemia, foram suprimidas as ligações diretas entre Guimarães e Lisboa, com prejuízos sobre as deslocações profissionais e académicas e com impacto na deslocação de turistas para a cidade de Guimarães, cujo centro histórico é Património Mundial da Humanidade.

 

No final de maio, o serviço Intercidades foi reposto na maioria das suas ligações, entre as quais Lisboa – Guimarães, contudo o serviço em Alfa Pendular ainda não foi retomado.

 

A CP disponibiliza na sua página a informação dos novos horários, em vigor desde o dia 30 de agosto, sendo possível confirmar a oferta do serviço de ligação direta em Alfa Pendular entre Guimarães e Lisboa com dois horários (um em cada sentido). No entanto, esta oferta, apesar de anunciada, não está ainda disponível.

 

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, possa prestar os seguintes esclarecimentos:

 

 

1 - Quando prevê o Governo retomar as ligações ferroviárias diretas em Alfa Pendular entre as cidades de Guimarães e Lisboa?

 

2 - Caso se confirme o regresso das ligações, estão previstas alterações aos horários existentes antes do contexto da pandemia por COVID-19?

Voltar